Evolução da Ocupação e do Rendimento das Pessoas no Meio Rural do Paraná no Período 2001-2009
Palavras-chave:
Índice de Gini. Ocupação rural não agrícola. Nova ruralidade. Pobreza rural.Resumo
Este artigo apresenta os principais resultados de pesquisa sobre ocupação e rendimento das pessoas na nova ruralidade paranaense, com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), no período de 2001 a 2009. Constata-se a persistência da redução da população rural, pois o crescimento da população rural ocupada em atividade comercial não agrícola foi insuficiente para compensar o decréscimo da população rural ocupada na agricultura mercantil. Nesse período, a população rural paranaense passou a dispor de estabilidade do poder aquisitivo e menor desigualdade no acesso à renda, juntamente com a redução da pobreza e do emprego informal. A continuação dessas tendências conduzirá ao predomínio das atividades não agrícolas na dinâmica da ocupação e da renda da população rural paranaense, havendo assim necessidade de mudar as iniciativas de desenvolvimento rural. O desenho desse reajuste, conforme sugerido pela análise da população rural ocupada do Paraná e São Paulo, deve ser feito considerando-se as peculiaridades locais. A redução da população rural ocupada na agricultura requer ainda um exame mais pormenorizado, notadamente devido à desigual incidência do processo de modernização quanto à escala de produção, tipo de produto e de trabalho agrário, entre outros. Esse entendimento é particularmente relevante para o Estado do Paraná, que, juntamente com a modernização da agricultura, vem mostrando expressiva terceirização da execução dos trabalhos agrários e produzindo abundantes colheitas.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2013-06-12
Como Citar
Laurenti, A. C. (2013). Evolução da Ocupação e do Rendimento das Pessoas no Meio Rural do Paraná no Período 2001-2009. Revista Paranaense De Desenvolvimento - RPD, 34(124), 175–199. Recuperado de https://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/article/view/512
Edição
Seção
Artigos
Licença
O(s) autor(es) transfere todos os direitos autorais do artigo para a Revista Paranaense de Desenvolvimento, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à Revista.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após a sua publicação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
