O Trabalhador por Conta Própria no Brasil
Palavras-chave:
Trabalho por conta própria. Informalidade. Formalização de atividade econômica. Precariedade.Resumo
O texto apresenta alguns dados sobre os trabalhadores por conta própria no Brasil a partir de resultados de PNADs (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) e de Censos Demográficos, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a partir dos quais seu perfil geral é delineado. Acrescentam-se os resultados de uma pesquisa qualitativa, realizada com o recurso a entrevistas semiestruturadas, aplicadas a um pequeno número de trabalhadores por conta própria num bairro de Porto Alegre, com a qual procuraram-se elementos que apontassem no sentido de validação da hipótese de que o trabalho por conta própria não é, sempre e necessariamente, informal e precário. Os resultados obtidos na pequena amostra apontam, mesmo que preliminarmente, na direção de sua validação, sem, no entanto, possibilitar ainda a generalização dos resultados. Verificou-se que trabalhadores por conta própria podem ter sua situação ocupacional formalizada, atendendo aos requisitos legais de instalação de uma atividade econômica, o que se opõe ao entendimento de que esta categoria de ocupados coincide com a condição de informalidade no mercado de trabalho.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) transfere todos os direitos autorais do artigo para a Revista Paranaense de Desenvolvimento, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à Revista.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após a sua publicação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).