O Valor da Natureza como Apoio à Decisão Pública

Autores

  • José Aroudo Mota Universidade de Brasília, Brasília, Distrito Federal
  • Marcel Bursztyn Universidade de Brasília, Brasília, Distrito Federal

Palavras-chave:

Antropocentrismo. Biocentrismo. Ecocentrismo. Métodos de valoração ambiental.

Resumo

Este artigo analisa um conjunto de argumentos sobre a terminologia valor como subsídio à decisão em política pública ambiental. A fim de entender o papel do valor dos recursos naturais na decisão de políticas públicas, uma ampla pesquisa literária foi feita sobre as diversas contribuições científicas às ciências ambientais. Inicialmente, são abordados os pilares éticos do antropocentrismo, biocentrismo e ecocentrismo, que servem, sobretudo, como suporte para a inserção da variável econômica, biológica e ecológica como âncoras teóricas de tomada de decisão. Finalmente, são apresentados os diversos tipos de valores econômicos dos recursos naturais, assim como as justificativas da valoração ambiental e os principais métodos de valoração aplicados em análise custo-benefício de políticas públicas ambientais.

 

Biografia do Autor

José Aroudo Mota, Universidade de Brasília, Brasília, Distrito Federal

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Católica de Brasília, mestrado em Administração pela Universidade de Brasília e doutorado em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Brasília. Atualmente é técnico de planejamento e pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - DF, pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - DF, professor de economia ambiental da Universidade Federal do Amazonas e professor titular da Universidade de Brasília. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Desenvolvimento Sustentável, atuando principalmente nos seguintes temas: economia ambiental, desenvolvimento sustentável, valoração de recursos naturais, gestão ambiental e direito ambiental.

Marcel Bursztyn, Universidade de Brasília, Brasília, Distrito Federal

Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1973), com mestrado em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1976), Diploma in Planning Studies pela University of Edinburgh (1977), doutorado em Developpement Economique et Social - Université de Paris I - Panthéon-Sorbonne (1982) e doutorado em Economie - Université de Picardie-França (1988). Tem pós-doutorado em Políticas Públicas na Univ. de Paris XIII e na Ecole des Hautes Etudes em Sciences Sociales - Paris (1989-1991). É professor associado da Universidade de Brasília, junto ao Centro de Desenvolvimento Sustentável. Senior Research Fellow na Kennedy School of Government - Sustainability Science Program, Harvard University (2007-2008) - com bolsas Harvard, Fulbright e Capes. Professor visitante na Université de Rennes 2, França (2009). Membro do Comitê de Ética para a Pesquisa Agrícola do INRA e CIRAD, França. Tem experiência na área de socioeconomia, com ênfase em Desenvolvimento Sustentável, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento regional, políticas públicas, sustentabilidade, Amazônia, Nordeste e gestão ambiental. Co-editor da Revista Sustentabilidade em Debate. Membro do comitê editorial 12 revistas científicas. Professor Visitante na Université de Paris 3 (Sorbonne la Nouvelle) - cátedra Simon Bolivar, em 2012.

Downloads

Publicado

2013-12-18

Como Citar

Mota, J. A., & Bursztyn, M. (2013). O Valor da Natureza como Apoio à Decisão Pública. Revista Paranaense De Desenvolvimento - RPD, 34(125), 39–56. Recuperado de https://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/article/view/629

Edição

Seção

Dossiê: Economia, Meio Ambiente e Desenvolvimento. Org.: Prof. Dr. Christian Luiz da Silva