O Valor da Natureza como Apoio à Decisão Pública
Palavras-chave:
Antropocentrismo. Biocentrismo. Ecocentrismo. Métodos de valoração ambiental.Resumo
Este artigo analisa um conjunto de argumentos sobre a terminologia valor como subsídio à decisão em política pública ambiental. A fim de entender o papel do valor dos recursos naturais na decisão de políticas públicas, uma ampla pesquisa literária foi feita sobre as diversas contribuições científicas às ciências ambientais. Inicialmente, são abordados os pilares éticos do antropocentrismo, biocentrismo e ecocentrismo, que servem, sobretudo, como suporte para a inserção da variável econômica, biológica e ecológica como âncoras teóricas de tomada de decisão. Finalmente, são apresentados os diversos tipos de valores econômicos dos recursos naturais, assim como as justificativas da valoração ambiental e os principais métodos de valoração aplicados em análise custo-benefício de políticas públicas ambientais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) transfere todos os direitos autorais do artigo para a Revista Paranaense de Desenvolvimento, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à Revista.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após a sua publicação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
![Licença Creative Commons](http://i.creativecommons.org/l/by/3.0/80x15.png)