Valoração e Cobrança pelo Uso da Água: uma abordagem econômico-ecológica

Autores

  • Junior Ruiz Garcia Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR
  • Ademar Ribeiro Romeiro Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP

Palavras-chave:

Valoração Econômico-Ecológica. Gestão de Bacias Hidrográficas. Cobrança pelo uso da água.

Resumo

O objetivo principal deste artigo é discutir a importância do uso da valoração dos recursos naturais como subsídio para a implantação da cobrança pelo uso da água em bacias hidrográficas. Além disso, o trabalho apresenta um estudo de valoração, cujo objetivo é identificar e valorar os serviços ecossistêmicos prestados pelas Bacias Hidrográficas do Alto Iguaçu e Afluentes do Alto Ribeira. Os resultados mostram que a gestão dos recursos naturais deveria, na devida medida, incorporar a interdependência entre os componentes ecossistêmicos e destes com o sistema econômico, proporcionando de fato um modelo de Gestão Integrada dos Recursos Naturais, ainda inexistente no Brasil e na maior parte do mundo.


Biografia do Autor

Junior Ruiz Garcia, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR

Professor adjunto I do Departamento de Economia da UFPR. Economista pela Universidade Federal do Paraná (2005), mestre em Desenvolvimento Econômico Agrícola e Agrário pelo Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (2007), doutor em Desenvolvimento Econômico Espaço e Meio Ambiente pelo Instituto de Economia da Unicamp e Pesquisador do Núcleo de Economia Agrícola e Ambiental (NEEA) do Instituto de Economia do IE/Unicamp e do Núcleo de Economia Empresarial do Departamento de Economia da UFPR.

Ademar Ribeiro Romeiro, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Campinas (1975), mestrado em Ciência Econômica pela Universidade Estadual de Campinas (1977) e doutorado em Economia na Universidade de Paris (EHESS/França - 1986). Pós-Doutorado na Universidade de Stanford (SU/EUA - 1994) e na Escola Nacional de Engenharia de Águas e Florestas (ENGREF/ França - 2007/08) . Atualmente é professor titular do Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economias Agrária e dos Recursos Naturais, atuando principalmente nos seguintes temas: meio ambiente, progresso técnico, agricultura e meio ambiente, reforma agraria e agricultura sustentável, economia ecológica.

Downloads

Publicado

2013-12-18

Como Citar

Garcia, J. R., & Romeiro, A. R. (2013). Valoração e Cobrança pelo Uso da Água: uma abordagem econômico-ecológica. Revista Paranaense De Desenvolvimento - RPD, 34(125), 101–121. Recuperado de https://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/article/view/632

Edição

Seção

Dossiê: Economia, Meio Ambiente e Desenvolvimento. Org.: Prof. Dr. Christian Luiz da Silva