Análise da Degradação Ambiental nos Municípios e Mesorregiões do Estado do Paraná
Palavras-chave:
Degradação ambiental. Paraná. Índice de Degradação. Agroecologia. Análise fatorial.Resumo
O objetivo deste trabalho consiste em analisar o padrão de degradação dos municípios e das mesorregiões do estado do Paraná a partir da criação de um Índice de Degradação (ID). Neste sentido, foram pesquisadas 27 variáveis de 399 municípios paranaenses para o ano de 2006. O valor médio da degradação ambiental desses municípios é de 67,76%. Esse valor é de alta representatividade e demonstra que mais da metade do território paranaense enfrenta problemas relacionados à degradação ambiental. No que tange aos municípios, verifica-se que muitos deles possuem 100% com relação ao índice de degradação. Esses municípios e suas respectivas mesorregiões possuem ligação direta com a atividade agropecuária, confirmando a participação dessa atividade no agravamento do fenômeno. Além disso, questões como pobreza rural e limitações naturais podem intensificar a situação da degradação do ambiente. Contudo, práticas relacionadas à agricultura familiar, bem como melhorias na educação ambiental, podem vir a reduzir estes índices.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2014-06-25
Como Citar
Pinto, N. G. M., Lopes, M. M., & Coronel, D. A. (2014). Análise da Degradação Ambiental nos Municípios e Mesorregiões do Estado do Paraná. Revista Paranaense De Desenvolvimento - RPD, 35(126), 191–206. Recuperado de https://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/article/view/662
Edição
Seção
Artigos
Licença
O(s) autor(es) transfere todos os direitos autorais do artigo para a Revista Paranaense de Desenvolvimento, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à Revista.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após a sua publicação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
