Deslocamentos Pendulares e o Consumo do Espaço: explorando o tempo de deslocamento casa-trabalho
Palavras-chave:
Urbanização. Deslocamentos pendulares. Tempo de deslocamento. Consumo do espaço. Planejamento urbano.Resumo
O Brasil é um país já em estágio avançado de transição urbana e, recentemente, tem passado por uma expressiva expansão de sua frota de veículos, reflexo das facilidades de crédito,mas também de uma conjuntura demográfica favorável de distribuição, composição poridade e domiciliar da população brasileira, afetando o consumo de itens de mobilidade. Com isso, a vida nas grandes cidades tem-se tornado cada vez mais uma sequência de congestionamentos, sobretudo pela ausência de investimentos significativos em transporte coletivo. Nesse sentido, o tempo de deslocamento casa-trabalho torna-se um elemento central da vida urbana contemporânea e apresenta reflexos não apenas nas grandes metrópoles, mas que gradualmente se ampliam na direção do não metropolitano, com o aumento da que importância dos deslocamentos pendulares nesses contextos.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2015-06-30
Como Citar
Ojima, R., Monteiro, F. F., & Nascimento, T. C. L. do. (2015). Deslocamentos Pendulares e o Consumo do Espaço: explorando o tempo de deslocamento casa-trabalho. Revista Paranaense De Desenvolvimento - RPD, 36(128), 133–147. Recuperado de https://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/article/view/679
Edição
Seção
Artigos
Licença
O(s) autor(es) transfere todos os direitos autorais do artigo para a Revista Paranaense de Desenvolvimento, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à Revista.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após a sua publicação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
