Redução da Jornada de Trabalho e Impacto na Distribuição dos Salários Paranaenses em 2012

Autores

  • Magno Rogério Gomes Universidade Estadual de Londrina - UEL
  • Fabiano Prado Pedroso Universidade Estadual de Londrina
  • Solange de Cassia Inforzato de Souza Universidade Estadual de Londrina
  • Umberto Antonio Sesso Filho Universidade Estadual de Londrina

Palavras-chave:

Salários. Distribuições. Emprego. Redução da Jornada de Trabalho. Índice de Gini.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar os efeitos da redução da jornada de trabalho na distribuição de salários no Estado do Paraná a partir dos microdados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) de 2012. Para isso, utiliza-se a distribuição de Pareto, a curva de Lorenz e o Índice de Gini. Em um cenário em que a jornada de trabalho é reduzida de 44 para 40 horas semanais, o impacto no emprego no Brasil é positivo. Além disso, no Paraná, a concentração na distribuição de rendimentos do trabalho formal diminui. O indicador de Gini para o emprego formal teve uma melhora nos três níveis de escolaridades – fundamental, médio e superior – depois de uma redução da jornada de trabalho.

 

Biografia do Autor

Magno Rogério Gomes, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Graduado e mestrando pela Universidade Estadual de Londrina.

Fabiano Prado Pedroso, Universidade Estadual de Londrina

Graduado na Faculdade de Ciências Econômicas de Apucarana e mestrando em Economia Regional - Universidade Estadual de Londrina

Solange de Cassia Inforzato de Souza, Universidade Estadual de Londrina

Doutorada em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002). Atualmente é professora associada da Universidade Estadual de Londrina.

Umberto Antonio Sesso Filho, Universidade Estadual de Londrina

Doutorado em Economia Aplicada pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (2003). Atualmente é professor associado da Universidade Estadual de Londrina.

Downloads

Publicado

2015-06-30

Como Citar

Gomes, M. R., Pedroso, F. P., de Souza, S. de C. I., & Filho, U. A. S. (2015). Redução da Jornada de Trabalho e Impacto na Distribuição dos Salários Paranaenses em 2012. Revista Paranaense De Desenvolvimento - RPD, 36(128), 149–165. Recuperado de https://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/article/view/704