Inflação, Desemprego e Bem-Estar: uma avaliação comportamentalista do regime de metas de inflação

Autores

  • Wesley Pech Wofford College, Spartanburg, Carolina do Sul, Estados Unidos da América
  • Marcelo Milan Professor Adjunto na Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Inflação. Desemprego. Bem-estar. Política monetária. Economia comportamental.

Resumo

Este trabalho avalia a regra de política monetária característica do regime de metas de inflação, em particular sua relação com a curva de Phillips de curto prazo, a partir de contribuições da economia comportamental. O artigo defende o argumento de que o uso da curva de Phillips pela autoridade monetária na derivação da regra de política monetária não considera importantes aspectos comportamentais relativos às percepções dos impactos do desemprego e da inflação sobre o bem-estar social. Esta omissão tem implicações relevantes na implementação da política monetária, podendo gerar níveis de bem-estar inferiores àqueles que seriam observados ao incorporar informações e preferências sociais em termos de inflação e desemprego. Um modelo teórico simples é desenvolvido para estruturar o problema e servir como ponto de referência para questões de políticas públicas mais amplas de combate à inflação e ao desemprego.

 

Biografia do Autor

Wesley Pech, Wofford College, Spartanburg, Carolina do Sul, Estados Unidos da América

Graduado em Economia pela Universidade Federal do Paraná, Curitiba, Paraná, Brasil. PhD em Economia pela Universidade de Massachusetts, Amherst, Massachusetts, Estados Unidos da América. Atualmente, é professor do departamento de Economia da Wofford College, Spartanburg, Carolina do Sul, Estados Unidos da América.

Marcelo Milan, Professor Adjunto na Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Economia pela Universidade de São Paulo (1998), mestrado em Economia pela Universidade de São Paulo (2002) e doutorado em Economia pela University of Massachusetts Amherst (2008). Atualmente é professor Adjunto II de economia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Downloads

Publicado

2015-06-30

Como Citar

Pech, W., & Milan, M. (2015). Inflação, Desemprego e Bem-Estar: uma avaliação comportamentalista do regime de metas de inflação. Revista Paranaense De Desenvolvimento - RPD, 36(128), 49–64. Recuperado de https://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/article/view/738

Edição

Seção

Dossiê: Macroeconomia, Setor Público e Políticas Econômicas. Organizador: Prof. Dr. Lucas Dezordi