Um ensaio sobre as famílias agrícolas paranaenses a partir das PNADs 1992, 1998, 2005 E 2007

Autores

  • Angelita Bazotti Instituto Parananense de Desenvolvimento Econômico e Social - IPARDES
  • Louise Ronconi de Nazareno Instituto Parananense de Desenvolvimento Econômico e Social - IPARDES
  • Anael Pinheiro de Ulhôa Cintra Instituto Parananense de Desenvolvimento Econômico e Social - IPARDES

Palavras-chave:

Agricultura familiar, ocupações agrícolas, produção para o próprio consumo

Resumo

Esse trabalho tem caráter exploratório e seu objetivo consiste na caracterização das dimensões relacionadas com as ocupações agrícolas da agricultura familiar, problematizando também a questão das famílias que produzem somente para consumo próprio. Utilizou-se das PNADs (1992, 1998, 2005 e 2007) que proporcionam dados atualizados para discutir as mudanças e ou tendências das ocupações agrícolas. Procurou-se dialogar com outros estudos como o “Projeto Rurbano”, que também se utiliza das PNADs, avaliando as constatações feitas para a década de 90 em relação a dados mais recentes. Percebeu-se, a partir dos dados tabulados, uma relativa estabilização nas ocupações agrícolas vinculadas ao universo da agricultura familiar. Observou-se que as famílias da agricultura familiar (conta-própria e empregadora) possuem uma produção diversificada e combinada, que variou ao longo dos anos analisados, característica tradicionalmente ligada a essa categoria. Outra verificação diz respeito ao aumento das famílias pluriativas representado pela estimativa de 2007, o que pode apontar para uma tendência a ser acompanhada nas famílias do meio rural. Já as famílias agrícolas com produção para o próprio consumo, apresentam uma estrutura envelhecida, feminina, dependente de renda previdenciária e que se caracterizam principalmente pela produção de hortaliças.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Angelita Bazotti, Instituto Parananense de Desenvolvimento Econômico e Social - IPARDES

Mestre em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná e técnica do Núcleo de Socioeconomia Rural do IPARDES

Louise Ronconi de Nazareno, Instituto Parananense de Desenvolvimento Econômico e Social - IPARDES

Mestre em Ciência Política Universidade de São Paulo (USP) e técnica do Núcleo  de Estudos Populacionais e Sociais do IPARDES.

Anael Pinheiro de Ulhôa Cintra, Instituto Parananense de Desenvolvimento Econômico e Social - IPARDES

Mestre e Doutorando em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná e técnico do Núcleo de Estudos Populacionais e Sociais do IPARDES.

Downloads

Publicado

2012-01-23

Como Citar

Bazotti, A., Nazareno, L. R. de, & Cintra, A. P. de U. (2012). Um ensaio sobre as famílias agrícolas paranaenses a partir das PNADs 1992, 1998, 2005 E 2007. Revista Paranaense De Desenvolvimento - RPD, (117), 123–145. Recuperado de https://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/article/view/74

Edição

Seção

Artigos