BRICS: o desenvolvimento da coalizão após sete anos

Autores

  • Walter Antonio Desiderá Neto Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)
  • Marcos Antônio Macedo Cintra

Palavras-chave:

BRICS, coalizão internacional, cooperação Sul-Sul, política externa brasileira.

Resumo

Este artigo tem o objetivo de analisar o desenvolvimento dos BRICS como coalizão internacional. Observa-se que suas relações passaram por duas etapas em função das mudanças experimentadas pelo contexto internacional no período 2008-2015. A primeira, de 2009 a 2012, em que foi privilegiada a dimensão externa do bloco. A segunda, entre 2013 e 2015, em que a crise já se fez sentir com mais severidade pelos cinco membros do grupo, na qual se abriu um espaço considerável para a discussão de uma dimensão interna das relações entre os BRICS. O texto está organizado como segue: após uma breve introdução de contextualização, na primeira seção analisa-se a maneira pela qual evoluiu a agenda externa do agrupamento. Em seguida, na segunda parte, examina-se a dimensão interna das relações dos BRICS. Por fim, busca-se relacionar o modo pelo qual avançaram essas duas agendas distintas e complementares com certos eventos importantes que marcaram o cenário internacional do período em análise.

Biografia do Autor

Walter Antonio Desiderá Neto, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)

Graduação em Relações Internacionais e Mestre em Política Internacional e Comparada pela Universidade de Brasília, Brasília, Distrito Federal, Brasil. Atualmente é Técnico de Planejamento e Pesquisa da Diretoria de Estudos e Relações Econômicas e Políticas Internacionais do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA).

Marcos Antônio Macedo Cintra

Graduação, Mestrado e Doutorado em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Campinas, Campinas, São Paulo, Brasil. Atualmente é Técnico em Planejamento e Pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)

Downloads

Publicado

2015-12-30

Como Citar

Desiderá Neto, W. A., & Macedo Cintra, M. A. (2015). BRICS: o desenvolvimento da coalizão após sete anos. Revista Paranaense De Desenvolvimento - RPD, 36(129), 19–34. Recuperado de https://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/article/view/784

Edição

Seção

Dossiê: Uma análise dos BRICS sob uma perspectiva brasileira. Org: Prof. Adalmir Marquetti