Decisões Políticas e seus Impactos Urbanos: um estudo sobre a Região Metropolitana de Toledo

Autores

  • Natalia Guzella Perin
  • Constança Lacerda Camargo Faculdade Mater Dei

Palavras-chave:

Estatuto da Metrópole. Região Metropolitana. Toledo. Paraná. Planejamento.

Resumo

Este trabalho tem por objetivo analisar a criação e a viabilidade da Região Metropolitana de Toledo, no Paraná. O cenário brasileiro das regiões metropolitanas passa por mudanças e adaptações, por conta do recém-aprovado Estatuto da Metrópole. Toledo é apenas um entre os vários municípios sem reais características metropolitanas que deverá adequar-se à nova legislação, por meios ainda não definidos. A discussão destaca as funções públicas de interesse comum e o questionamento da necessidade de institucionalização de uma região metropolitana para atendê-las. Também discorre sobre as vantagens e desvantagens de se integrar uma Região Metropolitana. A análise da Região Metropolitana de Toledo ocorreu com a sistematização de dados dos municípios envolvidos por meio de relatórios socioeconômicos, mapas, entre outros. Utilizou-se como metodologia principal a pesquisa bibliográfica e documental. A avaliação dos dados e conceitos buscou esclarecer dúvidas acerca da autenticidade técnica da Região Metropolitana de Toledo, ou, simplesmente, do engano semântico de sua constituição. Insere-se também neste contexto o fato de o arranjo populacional existente entre os municípios de Toledo e Cascavel ser incompatível com as medidas políticas e de planejamento de âmbito regional tomadas nos últimos anos, que tendem a ignorar essa integração.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Natalia Guzella Perin

Arquiteta e Urbanista. Graduada na Faculdade Assis Gurgacz em 2013. Pós-graduada em Direito à Cidade e Gestão Urbana pela Universidade Positivo em 2015. Atuação em projetos de arquitetura, interiores e participação na elaboração de planos diretores e projetos urbanos.

Constança Lacerda Camargo, Faculdade Mater Dei

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Paraná em 2001. Pós-graduação em Gestão Urbana (PPGTU) pela PUC-PR em 2002. Atuação em coordenação e participação de planos diretores e projetos urbanos e projetos de arquitetura.

Downloads

Publicado

2016-06-30

Como Citar

Perin, N. G., & Camargo, C. L. (2016). Decisões Políticas e seus Impactos Urbanos: um estudo sobre a Região Metropolitana de Toledo. Revista Paranaense De Desenvolvimento - RPD, 37(130), 117–133. Recuperado de https://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/article/view/789