Gestão Intersetorial: o plano de desenvolvimento social de Curitiba
Palavras-chave:
Gestão intersetorial. Política de desenvolvimento. Plano de Desenvolvimento Social. Município de Curitiba.Resumo
As políticas nacionais se utilizam de um conceito amplo de intersetorialidade, tida especialmente como estratégia política e como prática de gestão, e que remete ainda a um sentido ampliado de envolvimento da sociedade. Na congregação das políticas prevê-se que esse conceito também apareça no âmbito das políticas locais. O Plano de Desenvolvimento Social se apresenta como um complemento do Plano Diretor de Curitiba. Ele congrega as políticas de ação social, educação, saúde, cultura, segurança alimentar e esporte e lazer. Pretende-se, portanto, verificar as concepções de intersetorialidade, por meio de um trabalho de leitura e cruzamento dos planos para a compreensão da intersetorialidade na política municipal de Curitiba. Entre algumas conclusões, pode-se dizer que os esforços empreendidos pelas políticas sociais estão fortemente vinculados à setorização, ou seja, ao aprofundamento de cada setor.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) transfere todos os direitos autorais do artigo para a Revista Paranaense de Desenvolvimento, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à Revista.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após a sua publicação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
