Desconcentração Industrial no Brasil: uma análise do PIB municipal entre 1996 e 2010

Autores

  • Rodolfo Coelho Prates Professor adjunto do Programa de Doutorado em Administração da Universidade Positivo, Curitiba, Paraná, Brasil.
  • Adriano Alves de Rezende Professor assistente do Departamento de Ciências Econômicas da Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus, Bahia, Brasil.
  • Angela Cristina Kochinki Tripoli Atualmente é professora no Centro Universitário Internacional Uninter.
  • Marcelo Rodrigues

Palavras-chave:

Desconcentração. Indústria. São Paulo.

Resumo

O presente estudo analisa o processo de desconcentração industrial no Brasil nos últimos anos, especificamente entre 1996 e 2010. Historicamente, São Paulo foi o estado onde a concentração foi maior, bem como sua capital e sua região metropolitana. O auge da concentração foi na década de 1970 e desde então ocorre o processo de desconcentração. Os resultados deste estudo mostram que a desconcentração se mantém, embora de forma lenta. A capital paulistana e sua região metropolitana são os locais onde o processo é mais intenso em comparação a outras cidades. Os dados também evidenciam que a desconcentração é concentrada, o que significa que apenas as cidades médias aumentaram sua produção industrial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodolfo Coelho Prates, Professor adjunto do Programa de Doutorado em Administração da Universidade Positivo, Curitiba, Paraná, Brasil.

Graduado em Geografia, mestre em Geografia Humana e doutor em Economia Aplicada pela Universidade deSão Paulo, São Paulo, São Paulo, Brasil. Atualmente, é professor visitante do Middlebury College, Vermont, EstadosUnidos

Adriano Alves de Rezende, Professor assistente do Departamento de Ciências Econômicas da Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus, Bahia, Brasil.

Economista pela Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil. Mestre em Economia pela Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, Minas Gerais, Brasil.

Angela Cristina Kochinki Tripoli, Atualmente é professora no Centro Universitário Internacional Uninter.

Doutoranda em Administração com a linha de pesquisa Organização e Mudança - Universidade Positivo, Mestre em Administração pela Universidade Positivo (2014), MBA em Gestão Empresarial - Grupo Educacional Uninter (2007) e Graduada em Administração com Habilitação em Gestão de Negócios Internacionais pela Faculdade Educacional de Colombo (2005).

Downloads

Publicado

2016-12-21

Como Citar

Coelho Prates, R., Alves de Rezende, A., Kochinki Tripoli, A. C., & Rodrigues, M. (2016). Desconcentração Industrial no Brasil: uma análise do PIB municipal entre 1996 e 2010. Revista Paranaense De Desenvolvimento - RPD, 37(131), 159–176. Recuperado de https://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/article/view/837