Perfil do Emprego nos Setores Açucareiro e Petrolífero do Norte-Fluminense no Período 1970-2010
Palavras-chave:
Emprego. Setor açucareiro. Indústria petrolífera. Mercado de trabalho. Norte-Fluminense.Resumo
Os objetivos deste texto são discutir as mudanças no emprego nos setores açucareiro e petrolífero na região Norte-Fluminense, caracterizar seus trabalhadores e identificar o momento da inflexão quanto à oferta de emprego nesses setores. A metodologia consiste em uma análise de dados secundários dos Censos Demográficos do IBGE (1970-2010) e de outras fontes. Observa-se que a qualificação profissional foi o ponto central de distanciamento entre os setores, mas a localização das novas instalações industriais também alterou a distribuição das potencialidades regionais. Os efeitos da indústria petrolífera não se limitaram às novas oportunidades de trabalho, mas contribuíram para a expansão de serviços em outras atividades, assim como na dos setores educacional e da saúde, em função da demanda derivada dos altos salários pagos pela indústria petrolífera. Notam-se sinais evidentes de que a região, de fato, mudou ao longo desses 40 anos e que ressurge, das cinzas dos canaviais, para um perfil de região inserida no mercado nacional e mesmo internacional.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) transfere todos os direitos autorais do artigo para a Revista Paranaense de Desenvolvimento, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à Revista.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após a sua publicação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
