Tudo que é Sólido Desmancha no Ar: reflexões sobre a gestão urbana contemporânea no Brasil

Autores

  • Paulo Nascimento Neto Atualmente é Coordenador geral do Núcleo Regional de Urbanismo de Santa Felicidade (Prefeitura Municipal de Curitiba), membro da equipe técnica e editorial da Revista Brasileira de Gestão Urbana [urbe] e professor associado do curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo na PUCPR.

Palavras-chave:

Plano Diretor Municipal. Função social da propriedade. Estatuto da Cidade. Política urbana. Gestão democrática.

Resumo

Os quinze anos que se seguiram à aprovação do Estatuto da Cidade foram acompanhados da produção de uma série de estudos acerca dos seus impactos sobre a práxis do planejamento e gestão urbana no Brasil. A despeito das limitações existentes, as pesquisas tendem a vislumbrar um cenário positivo, cumulativo e incremental de avanços. Arrisca-se desconstruir essa visão, partindo de evidências empíricas que sustentam a hipótese de que transformações de forma não implicam, necessariamente, alterações de conteúdo. Neste contexto, o presente artigo busca analisar os limites à efetivação do Plano Diretor Municipal por meio da realização de um estudo de caso no município de Curitiba, Paraná. Os resultados obtidos apontam, simultaneamente, para uma inflexão na forma de elaboração dos Planos Diretores e para uma inércia institucional na transformação efetiva da realidade, mantendo o princípio primordial, de garantia da função social da propriedade e da cidade, como elemento meramente retórico.

 

Biografia do Autor

Paulo Nascimento Neto, Atualmente é Coordenador geral do Núcleo Regional de Urbanismo de Santa Felicidade (Prefeitura Municipal de Curitiba), membro da equipe técnica e editorial da Revista Brasileira de Gestão Urbana [urbe] e professor associado do curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo na PUCPR.

Arquiteto urbanista, mestre e Doutor em Gestão Urbana pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PPGTU), com pesquisa na área de cooperação intermunicipal e política habitacional.

Downloads

Publicado

2016-12-21

Como Citar

Nascimento Neto, P. (2016). Tudo que é Sólido Desmancha no Ar: reflexões sobre a gestão urbana contemporânea no Brasil. Revista Paranaense De Desenvolvimento - RPD, 37(131), 37–51. Recuperado de https://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/article/view/860

Edição

Seção

Dossiê: 15 Anos do Estatuto da Cidade - Org. Prof. Dr. Clóvis Ultramari