Eficiência do Gasto Público no Âmbito da Saúde: uma análise do desempenho das capitais brasileiras
Palavras-chave:
Gasto público. Eficiência. Análise Envoltória de Dados (DEA). Saúde pública.Resumo
As mudanças ocorridas no Brasil ao longo das últimas décadas têm instigado gestores públicos, profissionais que atuam na área pública e acadêmicos a buscarem soluções para a mensuração da eficiência. A sociedade já não mais aceita que os altos valores arrecadados por meio de tributos sejam gastos de forma irresponsável, exigindo, dessa forma, uma atuação eficiente na esfera pública. Em termos de gastos públicos, nota-se que algumas áreas de atuação do governo demandam um volume de recursos muito superior ao de outras, a exemplo dos valores despendidos na área da saúde. Tendo isto em vista, pretende-se, neste artigo, por meio da análise envoltória de dados, avaliar a eficiência de cada uma das 27 capitais brasileiras quanto à saúde pública. De acordo com a classificação adotada, apenas 11 dessas capitais apresentaram um desempenho classificado como excelente, ou seja, foram consideradas eficientes. No grupo das capitais com desempenho bom, têm-se outras 11 capitais e, por fim, cinco capitais com desempenho classificado como fraco.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) transfere todos os direitos autorais do artigo para a Revista Paranaense de Desenvolvimento, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à Revista.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após a sua publicação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
