Importância da Estatística para o Processo de Conhecimento e Tomada de Decisão

Autores

  • Sergio Aparecido Ignácio Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social - IPARDES

Palavras-chave:

Governo, Informações, Estatística, Censo, Pesquisa por amostragem

Resumo

A estatística na atualidade tem contribuído de forma significativa para o processo de tomada de decisão, pois grande parte do que se faz é baseado em métodos quantitativos, sendo a estatística uma dessas áreas. Na era da informação e do conhecimento, a estatística utiliza a matemática para dar apoio aos profissionais da iniciativa privada, do governo e pesquisadores. O grande volume de informações produzido pelo mundo moderno precisa ser analisado de forma consistente e fidedigna. Esse suporte ocorre por meio da estatística. Onde houver incerteza, essa ferramenta pode ser usada. Assim, todas as áreas do conhecimento humano a requerem como técnica de análise de dados. Desta forma, a estatística consiste no planejamento, coleta, consistência, tabulação, análise e interpretação de dados de pesquisas envolvendo censos ou  levantamentos por amostragem.  Este artigo tem por objetivo trazer uma abordagem sobre o surgimento e o papel adquirido pela estatística durante o século XX até os dias atuais, mostrando o seu uso e aplicabilidade pelo setor empresarial e governamental, visando à tomada de decisão correta, em face das incertezas. Outro objetivo deste artigo é discutir a importância da estatística para a iniciativa privada que com essa ciência melhora o desempenho da empresa no sentido de reduzir custos e maximizar os lucros. Da mesma forma, no âmbito do poder público, o governo, através de levantamentos estatísticos, consegue estabelecer um retrato da realidade socioeconômica, permitindo assim uma maior eficiência na aplicação dos recursos públicos voltados para o bem estar e melhoria das condições de vida da população.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sergio Aparecido Ignácio, Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social - IPARDES

Graduação em Estatística pela Universidade Federal do Paraná (1983), mestrado em Economia Rural pela Universidade Federal de Viçosa (1990) e doutorado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná (2001). Atualmente é professor titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Tem experiência na área de Probabilidade e Estatística, com ênfase em Bioestatística, atuando principalmente nos seguintes temas: amostragem, testes de hipóteses paramétricos e não-paramétricos, análise de variãncia paramétrica e não-paramétrica, análise de regressão, métodos estatísticos em epidemiologia, métodos estatísticos multivariados e planejamento e análise de experimentos na área de odontologia. É professor de probabilidade e estatística, bioestatística e métodos qualitativos e quantitativos em pesquisa.

Downloads

Publicado

2012-02-09

Como Citar

Ignácio, S. A. (2012). Importância da Estatística para o Processo de Conhecimento e Tomada de Decisão. Revista Paranaense De Desenvolvimento - RPD, (118), 175–192. Recuperado de https://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/article/view/89

Edição

Seção

Artigos