UNIVERSIDADES E DESENVOLVIMENTO SOCIOCULTURAL LOCAL: UM ESTUDO SOBRE A ATUAÇÃO DA UFLA NA MICRORREGIÃO DE LAVRAS, MG.
Palavras-chave:
Política Cultural. Universidades. Desenvolvimento Sociocultural Local. Sistema Nacional de Cultura. Mediação Social.Resumo
Este artigo examina como os processos de institucionalização da cultura nas universidades podem reverberar nas políticas públicas municipais voltadas para o desenvolvimento sociocultural regional. Analisou-se, por meio das informações obtidas em grupos focais, reuniões com setores culturais e com o poder público local, a influência mútua entre os processos de elaboração do Plano de Cultura da UFLA e de criação dos sistemas municipais de cultura da microrregião de Lavras. Apresenta-se a realização do mapeamento cultural de Lavras como decorrência da aproximação entre a UFLA e a gerência de cultura da Prefeitura Municipal. Discutiu-se a função mediadora da universidade para a descentralização das políticas, difusão de conhecimento, diversificação das atividades e capacitação dos agentes. Indicamos especial atenção para a manutenção de um ambiente de diálogo institucional e de dinâmica inovadora com os agentes culturais locais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) transfere todos os direitos autorais do artigo para a Revista Paranaense de Desenvolvimento, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à Revista.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após a sua publicação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
