UNIVERSIDADES E DESENVOLVIMENTO SOCIOCULTURAL LOCAL: UM ESTUDO SOBRE A ATUAÇÃO DA UFLA NA MICRORREGIÃO DE LAVRAS, MG.

Autores

  • Luciana Braga Silveira Universidade Federal de Lavras - MG
  • Patrícia Aparecida Ferreira Universidade Federal de Lavras
  • Eloísa Helena de Souza Cabral Universidade Federal de Lavras

Palavras-chave:

Política Cultural. Universidades. Desenvolvimento Sociocultural Local. Sistema Nacional de Cultura. Mediação Social.

Resumo

Este artigo examina como os processos de institucionalização da cultura nas universidades podem reverberar nas políticas públicas municipais voltadas para o desenvolvimento sociocultural regional. Analisou-se, por meio das informações obtidas em grupos focais, reuniões com setores culturais e com o poder público local, a influência mútua entre os processos de elaboração do Plano de Cultura da UFLA e de criação dos sistemas municipais de cultura da microrregião de Lavras. Apresenta-se a realização do mapeamento cultural de Lavras como decorrência da aproximação entre a UFLA e a gerência de cultura da Prefeitura Municipal. Discutiu-se a função mediadora da universidade para a descentralização das políticas, difusão de conhecimento, diversificação das atividades e capacitação dos agentes. Indicamos especial atenção para a manutenção de um ambiente de diálogo institucional e de dinâmica inovadora com os agentes culturais locais.

Biografia do Autor

Luciana Braga Silveira, Universidade Federal de Lavras - MG

Doutora em Ciências Sociais pela UERJ. Atualmente é docente do Departamento de Administração e Economia da Universidade Federal de Lavras. Tem experiência técnica e acadêmica em processos de licenciamento ambiental e em estudos de impacto ambiental. Atua no EAD de Administração Pública da UFLA nas áreas de metodologia científica e gestão ambiental.

Patrícia Aparecida Ferreira, Universidade Federal de Lavras

Possui graduação (2005), mestrado (2007) e doutorado (2011) em Administração pela Universidade Federal de Lavras. Atualmente é professora do Departamento de Administração e Economia da Universidade Federal de Lavras, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas públicas e desenvolvimento.

Eloísa Helena de Souza Cabral, Universidade Federal de Lavras

Professora Adjunta efetiva com dedicação integral ao Departamento de Administração e Economia da UFLA - Universidade Federal de Lavras. Doutora em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, é membro do ISTR ? International Society for Third Sector Research, da Universidade Johns Hopkins, Baltimore USA e do CIRIEC-Brasil, International Centre of Research and Information on the Public, Social and Cooperative Economy. Integrou o NEATS-Núcleo de Estudos Avançados no Terceiro Setor, da PUC-SP e foi pesquisadora visitante do CES ? Centro de Estudos Sociais da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Na área privada dirigiu a empresa Tempo: Avaliação e Gestão Social Ltda. Atualmente na área da gestão social desenvolve metodologias de avaliação de valores pessoais e organizacionais e investiga o vínculo dos valores com os processos de escolha social e controle social. Realiza atividades de pesquisa nas áreas de: avaliação de impacto, econômica e ambiental, sociologia da cultura, sociologia econômica, qualidade de vida, responsabilidade social, desenvolvimento, sustentabilidade, gestão cultural, terceiro setor e gestão social

Downloads

Publicado

2018-07-05

Como Citar

Silveira, L. B., Ferreira, P. A., & de Souza Cabral, E. H. (2018). UNIVERSIDADES E DESENVOLVIMENTO SOCIOCULTURAL LOCAL: UM ESTUDO SOBRE A ATUAÇÃO DA UFLA NA MICRORREGIÃO DE LAVRAS, MG. Revista Paranaense De Desenvolvimento - RPD, 39(134). Recuperado de https://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/article/view/894