Impacto do Custo de Transporte no Risco da Rentabilidade Florestal na Região de Itapeva-SP
Palavras-chave:
Viabilidade econômica. Eucalipto. Simulação. Madeira para energia. Método de Monte Carlo.Resumo
A distância de transporte exerce impacto significativo no retorno econômico dos plantios florestais, especialmente quando são consideradas as incertezas associadas à atividade florestal e, neste trabalho, ao cultivo de eucalipto para produção de lenha. A análise de simulação pode ser adotada para avaliar tais incertezas, bem como o impacto na sua rentabilidade esperada. O objetivo deste estudo é avaliar o impacto da distância (custo) de transporte no risco e retorno econômico de um sistema de produção modal de eucalipto para lenha, utilizado por grandes produtores na região de Itapeva, São Paulo. O risco foi avaliado considerando o emprego do Método de Monte Carlo, utilizando o software @RISK, em três cenários de distância modal de transporte (20 km, 30 km e 40 km). Os resultados indicaram que o aumento da distância de transporte afeta negativamente a rentabilidade esperada da produção florestal, podendo, inclusive, alterar o seu risco pela modificação das curvas de densidade de probabilidade dos indicadores financeiros em diferentes cenários. Os valores modais dos indicadores obtidos na análise de risco diferiram dos seus valores calculados para o sistema de produção modal, ressaltando a importância da análise de risco como ferramenta de apoio à tomada de decisão.Downloads
Publicado
2017-07-03
Como Citar
Magalhães Ávila Paz Moreira, J. M., Simioni, F. J., & Figueira de Santana, L. (2017). Impacto do Custo de Transporte no Risco da Rentabilidade Florestal na Região de Itapeva-SP. Revista Paranaense De Desenvolvimento - RPD, 38(132), 77–89. Recuperado de https://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/article/view/905
Edição
Seção
Dossiê: Economia Agroindustrial - Org. Prof. Dr. Rodolfo Prates
Licença
O(s) autor(es) transfere todos os direitos autorais do artigo para a Revista Paranaense de Desenvolvimento, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à Revista.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após a sua publicação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).