Vantagem Comparativa Revelada da Agroindústria Nacional no Período 2003-2014

Autores

  • Adriana G. Fabrini Diniz Professora no Departamento de Administração da Universidade Federal de Ponta Grossa, Paraná, Brasil.

Palavras-chave:

Vantagem Comparativa Revelada. Exportação. Agronegócios.

Resumo

Este artigo busca calcular e analisar o índice de Vantagem Comparativa Revelada Simétrica dos principais bens agropecuários exportados pelo Brasil. Trata-se de um estudo quantitativo longitudinal quanto aos seus objetivos, cujos dados foram coletados eletronicamente da home page da Food and Agriculture Organization bem como do Ministério da Indústria, Desenvolvimento e Comércio Exterior, no período de 2003 a 2014. Os resultados calculados apontam para uma vantagem comparativa bastante elevada de bens como soja, açúcar, suco de laranja e carne de frango; complementarmente o milho e o algodão apresentam índices moderados. No outro extremo, os materiais básicos e alimentos preparados não apresentaram vantagem comparativa, ou seu valor foi negativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana G. Fabrini Diniz, Professora no Departamento de Administração da Universidade Federal de Ponta Grossa, Paraná, Brasil.

Possui graduação em Administração com habilitação em Comércio Exterior pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2002), especialização em Gestão Industrial (2004) e Mestrado em Engenharia de Produção, ambos pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2007), Doutoranda em Administração pela Universidade Positivo. Atualmente atua como professora efetiva da Universidade Estadual de Ponta Grossa para o curso de Administração com linha de formação em Comércio Exterior

Downloads

Publicado

2017-07-03

Como Citar

Fabrini Diniz, A. G. (2017). Vantagem Comparativa Revelada da Agroindústria Nacional no Período 2003-2014. Revista Paranaense De Desenvolvimento - RPD, 38(132), 91–105. Recuperado de https://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/article/view/906

Edição

Seção

Dossiê: Economia Agroindustrial - Org. Prof. Dr. Rodolfo Prates