Métodos de Análise Regional: um estudo de localização e especialização para a Região Sul do Brasil
Palavras-chave:
Quociente locacional. Coeficiente de localização. Coeficiente de reestruturação. Região Sul. Setores econômicos.Resumo
Este artigo avalia a especialização e a concentração das atividades e analisa as mudanças na distribuição dos setores econômicos e na estrutura produtiva nos três estados da Região Sul do Brasil no período de 2010 a 2015 a partir do emprego formal. A especialização é avaliada a partir do quociente locacional, a concentração é determinada pelo coeficiente de localização, a mudança da distribuição dos setores no tempo por meio do coeficiente de redistribuição, e a mudança na estrutura produtiva através do coeficiente de reestruturação. Os dados foram obtidos na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS). Os resultados da pesquisa mostraram que o Estado do Paraná se destacava na especialização na agropecuária, o Rio Grande do Sul na administração pública e serviços industriais, e Santa Catarina no extrativismo mineral e indústrias de transformação. O coeficiente de localização indicou não haver um padrão de concentração de nenhuma atividade, o coeficiente de redistribuição mostrou que não houve mudanças no padrão espacial de localização das atividades de 2010 para 2015 e o coeficiente de reestruturação apontou que os três estados não apresentaram mudanças na sua estrutura produtiva de 2010 para 2015.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) transfere todos os direitos autorais do artigo para a Revista Paranaense de Desenvolvimento, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à Revista.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após a sua publicação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
