O SUDOESTE DO PARANÁ SOB A ÓTICA DOS INDICADORES DE ANÁLISE REGIONAL
Palavras-chave:
Regional, Sudoeste, Paraná, Empregos, Especialização.Resumo
Este artigo tem como objetivo analisar a localização dos setores econômicos e a especialização da estrutura produtiva dos municípios da mesorregião sudoeste do Paraná em 2007 e 2017.Para tal, utilizaram-se dados de emprego do RAIS/CAGED, aplicados para estimar indicadoresde análise regional. Em 2007, verifica-se que os setores da agropecuária, extração vegetal, caça e pesca, e administração pública apresentaram especialização na maior parte dos municípios. Em contrapartida, o setor de serviços mostrou-se concentrado, especialmente em Pato Branco e Francisco Beltrão. Em 2017, verifica-se a expansão da especialização da indústria de transformação e de serviços para mais municípios. Contudo, assim como em 2007, a agropecuária, extração vegetal, caça e pesca, e administração pública apresentaram especialização na maior parte dos municípios. Em relação à reestruturação das atividades econômicas, verifica-se que os Serviços Industriais de Utilidade Pública, Extrativa Mineral e Construção Civil apresentaram maior Coeficiente de Reestruturação. Todavia, tais setores somados representaram menos de 5% do total de empregos de 2017. Destarte, os resultados indicam uma ínfima reestruturação.Downloads
Publicado
2020-03-04
Como Citar
Rossoni, R. A. (2020). O SUDOESTE DO PARANÁ SOB A ÓTICA DOS INDICADORES DE ANÁLISE REGIONAL. Revista Paranaense De Desenvolvimento - RPD, 40(137). Recuperado de https://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/article/view/1069
Edição
Seção
Artigos
Licença
O(s) autor(es) transfere todos os direitos autorais do artigo para a Revista Paranaense de Desenvolvimento, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à Revista.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após a sua publicação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
