OPERAÇÕES DE MANUTENÇÃO DA PAZ DAS NAÇÕES UNIDAS E A REFORMA DO SETOR DE SEGURANÇA: OPORTUNIDADES E DESAFIOS
Palavras-chave:
United Nations, Peacekeeping Operations, Security Sector Reform, Conflict Resolution, PeacebuildingResumo
Sociedades pós-conflito enfrentam vários problemas interligados que geralmente se relacionam à segurança e à legitimidade. Para resolvê-los, a comunidade internacional frequentemente recorre às Operações de Manutenção da Paz (PKOs – acrônimo em inglês) ou a programas de Reforma do Setor de Segurança (SSR). Neste artigo, os autores apresentam diferentes aspectos desses conceitos em evolução e os problemas teóricos que cada ferramenta pretende resolver. Além disso, demonstram a simbiose existente entre a capacidade das PKOs de oferecer proteção após o conflito e os benefícios a longo prazo que a SSR fornece com a criação de instituições de segurança responsáveis, eficientes e profissionais. As PKOs contribuem para a criação de condições prévias necessárias à implementação bem-sucedidada SSR, ou seja, um ambiente seguro. Entretanto, quatro pré-condições adicionais devem ser atendidas: uma visão comum, apoio externo, ownership local e colaboração de doadores. A incapacidade de fornecer essas condições levará a uma implementação incompleta euma reforma do setor de segurança que não conta com instituições profissionais e legítimas.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2020-03-04
Como Citar
Ruus, A., Siniciato Terra Garbino, H., & Oliveira dos Santos, R. (2020). OPERAÇÕES DE MANUTENÇÃO DA PAZ DAS NAÇÕES UNIDAS E A REFORMA DO SETOR DE SEGURANÇA: OPORTUNIDADES E DESAFIOS. Revista Paranaense De Desenvolvimento - RPD, 40(137). Recuperado de https://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/article/view/1092
Edição
Seção
Seção Especial: Operações de Paz. Organizadora: Prof. Dra. Karla Pinhel Ribeiro
Licença
O(s) autor(es) transfere todos os direitos autorais do artigo para a Revista Paranaense de Desenvolvimento, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à Revista.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após a sua publicação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
