EVOLUÇÃO DO MERCADO DE TRABALHO FORMAL EM SEGMENTOS DO AGRONEGÓCIO NO ESTADO DO PARANÁ

Autores

  • Marcos Paulo Rodrigues de Souza Universidade Estadual do Paraná
  • Jéssica Cristina Ruths Universidade Federal do Paraná, Campus Toledo.
  • Moacir Piffer Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)

Palavras-chave:

Emprego, Renda, Agronegócio, RAIS, Paraná.

Resumo

O estudo evidencia a evolução do mercado de trabalho formal em segmentos do agronegócio no Estado do Paraná, no período de 2012 a 2018. Fundamentado nos microdados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), os resultados demonstram a redução de postos de trabalho formais nos segmentos do agronegócio, notadamente, os ocupados por trabalhadores com menor qualificação profissional. Em contraste, nota-se a criação de novas oportunidades para profissionais com maior nível de escolaridade, o que impacta diretamente na renda dos trabalhadores do setor. Além disso, apesar da redução no índice de participação da renda dos segmentos do agronegócio em relação ao total de rendimentos formais gerados na economia paranaense, ressalta-se que a massa salarial do setor e o rendimento médio por trabalhador evoluiu positivamente. Conclui-se que esse contexto de mudanças e a adoção intensiva de inovações científico-tecnológicas nos segmentos do agronegócio implicam em aumento na demanda por profissionais mais qualificados, que possuem perfil compatível com o novo ciclo de inovação tecnológica do setor, baseado em tecnologias poupadoras de mão-de-obra e minimizadoras de custos. Espera-se com este estudo contribuir com as discussões sobre a evolução mercado de trabalho do agronegócio e fornecer subsídios aos governantes para o desenvolvimento de políticas públicas, às empresas privadas e produtores rurais para traçar estratégias de investimentos e produção e aos trabalhadores para avaliar oportunidades de ofertas de trabalho neste setor.

Biografia do Autor

Marcos Paulo Rodrigues de Souza, Universidade Estadual do Paraná

Professor do Departamento de Ciências Contábeis da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) Campus de Paranavaí. Mestre em Ciências Contábeis pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis (PCO) da Universidade Estadual de Maringá - UEM (2018). Doutorando em Desenvolvimento Regional e Agronegócio pelo PGDRA pela Unioeste Campus de Toledo-PR.

Jéssica Cristina Ruths, Universidade Federal do Paraná, Campus Toledo.

Enfermeira, possui licenciada e bacharelado pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Especialização em Saúde da Família, na modalidade Residência Multiprofissional, pela Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba e Faculdades Pequeno Príncipe e Especialização em Gestão da Informação e do Conhecimento, pela Universidade Estadual do Centro Oeste do Paraná (Unicentro). Mestre em Biociências e Saúde e Doutoranda em Desenvolvimento Regional e Agronegócio pela Unioeste. Atua como professora de Saúde Coletiva na Universidade Federal do Paraná.

Moacir Piffer, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)

Doutor em Desenvolvimento Regional pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Mestre em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Bolsista de produtividade em pesquisa da Fundação Araucária (PR). Professor do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Agronegócio - mestrado e doutorado - da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)/Campus de Toledo. Pesquisador do CNPQ. Professor visitante da Escuela Venezolana de Planificación. Pesquisador do Núcleo de Desenvolvimento Regional (NDR) da UNIOESTE/Toledo. Em 2012 foi homenageado pela Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural (SOBER) com a criação do Prêmio Moacir Piffer de Iniciação Científica, nominado em homenagem ao conjunto de sua obra e atividades. Tem experiência na área de Economia e desenvolvimento regional, com ênfase em Economia Regional e Urbana e Planejamento Urbano e Regional, atuando principalmente nos seguintes temas: análise regional, desenvolvimento regional, economia regional e urbana, desenvolvimento local, economia do desenvolvimento. Possui diversos artigos e textos publicados em livros e periódicos nacionais e estrangeiros. Homenagem do Rotary Club de Toledo ao Professor do ano. Pesquisador visitante no IGOT da Universidade de Lisboa Portugal.

Downloads

Publicado

2021-12-20

Como Citar

Souza, M. P. R. de, Ruths, J. C., & Piffer, M. (2021). EVOLUÇÃO DO MERCADO DE TRABALHO FORMAL EM SEGMENTOS DO AGRONEGÓCIO NO ESTADO DO PARANÁ. Revista Paranaense De Desenvolvimento - RPD, 41(139). Recuperado de https://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/article/view/1150