EVOLUÇÃO DO MERCADO DE TRABALHO FORMAL EM SEGMENTOS DO AGRONEGÓCIO NO ESTADO DO PARANÁ
Keywords:
Emprego, Renda, Agronegócio, RAIS, Paraná.Abstract
O estudo evidencia a evolução do mercado de trabalho formal em segmentos do agronegócio no Estado do Paraná, no período de 2012 a 2018. Fundamentado nos microdados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), os resultados demonstram a redução de postos de trabalho formais nos segmentos do agronegócio, notadamente, os ocupados por trabalhadores com menor qualificação profissional. Em contraste, nota-se a criação de novas oportunidades para profissionais com maior nível de escolaridade, o que impacta diretamente na renda dos trabalhadores do setor. Além disso, apesar da redução no índice de participação da renda dos segmentos do agronegócio em relação ao total de rendimentos formais gerados na economia paranaense, ressalta-se que a massa salarial do setor e o rendimento médio por trabalhador evoluiu positivamente. Conclui-se que esse contexto de mudanças e a adoção intensiva de inovações científico-tecnológicas nos segmentos do agronegócio implicam em aumento na demanda por profissionais mais qualificados, que possuem perfil compatível com o novo ciclo de inovação tecnológica do setor, baseado em tecnologias poupadoras de mão-de-obra e minimizadoras de custos. Espera-se com este estudo contribuir com as discussões sobre a evolução mercado de trabalho do agronegócio e fornecer subsídios aos governantes para o desenvolvimento de políticas públicas, às empresas privadas e produtores rurais para traçar estratégias de investimentos e produção e aos trabalhadores para avaliar oportunidades de ofertas de trabalho neste setor.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
O(s) autor(es) transfere todos os direitos autorais do artigo para a Revista Paranaense de Desenvolvimento, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à Revista.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após a sua publicação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).