IMPACTOS ECONÔMICOS DA CRISE HÍDRICA NA REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA EM 2020

Autores

  • Terciane Sabadini Carvalho Universidade Federal do Paraná - UFPR
  • Vinicius Almeida de Almeida Vale Universidade Federal do Paraná - UFPR 
  • Kênia Barreiro de Souza Universidade Federal do Paraná - UFPR

Resumo

O Estado do Paraná apresentou baixo volume de chuvas e, consequentemente, uma severa crise hídrica em 2020. A região metropolitana de Curitiba foi especialmente afetada pela redução de recursos hídricos, o que levou a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) a adotar um sistema de rodízios no abastecimento de água e iniciar uma campanha com meta de reduzir em 20% o consumo de água durante a crise hídrica. Diante desse cenário, este estudo tem como objetivo projetar os impactos econômicos da redução no consumo de água, por meio de uma simulação com um modelo dinâmico de Equilíbrio Geral Computável, calibrado para as mesorregiões do Paraná. Os resultados mostram que a crise hídrica poderia reduzir o PIB da mesorregião Metropolitana de Curitiba em cerca de 0,58%, além de provocar uma queda de 1,03% no emprego. Os efeitos são pronunciados não apenas no setor de distribuição de água, mas também em outros setores nos quais a água constitui um importante insumo produtivo.

Biografia do Autor

Terciane Sabadini Carvalho, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), mestrado em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e doutorado em Economia com ênfase em economia regional e urbana pelo Cedeplar (Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional) na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professora do Departamento de Economia e do Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Econômico - PPGDE  da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Vinicius Almeida de Almeida Vale, Universidade Federal do Paraná - UFPR 

Doutor em Economia e Mestre em Economia Aplicada  pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Professor do Departamento de Economia e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Econômico - PPGDE da Universidade Federal do Paraná (UFPR).  

Kênia Barreiro de Souza, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Doutora em Economia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professora do Departamento de Economia e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Econômico - PPGDE da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Downloads

Publicado

2022-05-02

Como Citar

Sabadini Carvalho, T., de Almeida Vale, V. A., & Barreiro de Souza, K. (2022). IMPACTOS ECONÔMICOS DA CRISE HÍDRICA NA REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA EM 2020. Revista Paranaense De Desenvolvimento - RPD, 42(140). Recuperado de https://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/article/view/1170

Edição

Seção

Dossiê: Estrutura e Dinâmica da Economia Paranaense . Organizador Prof. Alexandre Alves Porsse