IMPACTOS ECONÔMICOS DA CRISE HÍDRICA NA REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA EM 2020
Resumen
O Estado do Paraná apresentou baixo volume de chuvas e, consequentemente, uma severa crise hídrica em 2020. A região metropolitana de Curitiba foi especialmente afetada pela redução de recursos hídricos, o que levou a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) a adotar um sistema de rodízios no abastecimento de água e iniciar uma campanha com meta de reduzir em 20% o consumo de água durante a crise hídrica. Diante desse cenário, este estudo tem como objetivo projetar os impactos econômicos da redução no consumo de água, por meio de uma simulação com um modelo dinâmico de Equilíbrio Geral Computável, calibrado para as mesorregiões do Paraná. Os resultados mostram que a crise hídrica poderia reduzir o PIB da mesorregião Metropolitana de Curitiba em cerca de 0,58%, além de provocar uma queda de 1,03% no emprego. Os efeitos são pronunciados não apenas no setor de distribuição de água, mas também em outros setores nos quais a água constitui um importante insumo produtivo.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
O(s) autor(es) transfere todos os direitos autorais do artigo para a Revista Paranaense de Desenvolvimento, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à Revista.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após a sua publicação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).