INDUSTRIALIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO REGIONAL NO BRASIL: A EXPERIÊNCIA PARANAENSE DE DESENVOLVIMENTO
Resumo
Este artigo procura mostrar a dinâmica da indústria de transformação paranaense, sob o contexto do processo de desaceleração do crescimento econômico brasileiro, no qual o Estado encontra-se inserido, e os efeitos da crise mundial ocorrida em 2008. Parte-se do pressuposto de que os diferentes segmentos industriais paranaenses se inserem em dinâmicas distintas no contexto econômico nacional e internacional, ora mais linkados com atividades de consumo interno, ora mais linkado em cadeias globais de valor. Enquanto instrumental analítico, foi utilizado informações do emprego e de estabelecimentos obtidos junto a RAIS e aplicado a metodologia da Análise Exploratório de Dados Espaciais (AEDE). Como principais resultados, foi possível identificar que os setores mais de atendimento ao mercado interno, especificamente os Bens de Consumo Não Duráveis (BCND), foram os que sofreram menos com a crise de 2008, fundamentalmente a fabricação de produtos alimentares que diante da queda da renda interna e do desemprego, se prende mais no mercado externo aproveitando-se das oportunidades abertas nesse segmento de mercado. A AEDE revelou que o segmento industrial com maior autocorrelação espacial foi o de Bens Intermediários, notadamente mais integrado as cadeias globais de valor, formando um grande cluster espacial liderado pela Região Metropolitana de Curitiba. Já os Bens de Consumo Duráveis e de Capital se mostram localizados apenas nas grandes metrópoles do estado, especificamente nas regiões de Curitiba, Londrina e Maringá e são os que mais sentem os efeitos da desaceleração do crescimento econômico a partir de 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) transfere todos os direitos autorais do artigo para a Revista Paranaense de Desenvolvimento, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à Revista.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após a sua publicação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
