INDUSTRIALIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO REGIONAL NO BRASIL: A EXPERIÊNCIA PARANAENSE DE DESENVOLVIMENTO

Autores

Resumo

Este artigo procura mostrar a dinâmica da indústria de transformação paranaense, sob o contexto do processo de desaceleração do crescimento econômico brasileiro, no qual o Estado encontra-se inserido, e os efeitos da crise mundial ocorrida em 2008. Parte-se do pressuposto de que os diferentes segmentos industriais paranaenses se inserem em dinâmicas distintas no contexto econômico nacional e internacional, ora mais linkados com atividades de consumo interno, ora mais linkado em cadeias globais de valor. Enquanto instrumental analítico, foi utilizado informações do emprego e de estabelecimentos obtidos junto a RAIS e aplicado a metodologia da Análise Exploratório de Dados Espaciais (AEDE). Como principais resultados, foi possível identificar que os setores mais de atendimento ao mercado interno, especificamente os Bens de Consumo Não Duráveis (BCND), foram os que sofreram menos com a crise de 2008, fundamentalmente a fabricação de produtos alimentares que diante da queda da renda interna e do desemprego, se prende mais no mercado externo aproveitando-se das oportunidades abertas nesse segmento de mercado. A AEDE revelou que o segmento industrial com maior autocorrelação espacial foi o de Bens Intermediários, notadamente mais integrado as cadeias globais de valor, formando um grande cluster espacial liderado pela Região Metropolitana de Curitiba. Já os Bens de Consumo Duráveis e de Capital se mostram localizados apenas nas grandes metrópoles do estado, especificamente nas regiões de Curitiba, Londrina e Maringá e são os que mais sentem os efeitos da desaceleração do crescimento econômico a partir de 2008.

Biografia do Autor

Antonio Carlos de Campos, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Doutor em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Pós-doutor pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (Portugal). Professor do Departamento de Economia da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

 

Jaime Graciano Trintin, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Doutor em Ciência Econômica pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professor do Departamento de Economia da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Downloads

Publicado

2022-11-22

Como Citar

Campos, A. C. de, & Trintin, J. G. (2022). INDUSTRIALIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO REGIONAL NO BRASIL: A EXPERIÊNCIA PARANAENSE DE DESENVOLVIMENTO. Revista Paranaense De Desenvolvimento - RPD, 43(142). Recuperado de https://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/article/view/1216

Edição

Seção

Dossiê: Reestrututação Produtiva e Desenvolvimento Regional. Organizador: Prof. Julyerme Matheus Tonin