POLÍTICA FISCAL NO SETOR DA AVIAÇÃO COMERCIAL BRASILEIRA: UMA ANÁLISE DE EQUILÍBRIO GERAL COMPUTÁVEL

Autores

  • João Ricardo Tonin Universidade Federal do Paraná - UFPR
  • Mauricio Vaz Lobo Bittencourt Universidade Federal do Paraná - UFPR
  • Terciane Sabadini Carvalho Universidade Federal do Paraná - UFPR

Resumo

O setor da aviação comercial desempenha um papel chave na economia. No Brasil, o setor foi afetado pela crise econômica e institucional após 2014. Com esse cenário, alguns Estados criaram políticas de incentivo fiscal visando fomentar a ampliação da malha aérea e o desenvolvimento econômico local. Assim, esse presente artigo tem o objetivo de examinar os impactos econômicos de alterações tributárias do Imposto ICMS sobre o querosene da aviação, nos Estados da Região Sul e Sudeste. Para simular as políticas tributárias foi utilizada a metodologia de equilíbrio geral computável, com a base teórica do Modelo The Enormous Regional Model (TERM). Como resultado, verificou-se que guerra fiscal foi benéfica para os Estados que aplicaram a redução das alíquotas do ICMS e que os resultados líquidos da isenção da tributação na aviação comercial do Brasil foram positivos, ou seja, nota-se que o desenvolvimento econômico gerado pela aplicação isenção fiscal foi maior que os efeitos negativos da redução da arrecadação do governo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Ricardo Tonin, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Doutor em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Gerente de Dados na DB1 Global Software. 

Mauricio Vaz Lobo Bittencourt, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Doutor em Desenvolvimento Econômico e Comércio Internacional e Pós-doutor pela The Ohio State University, Ohio, EUA. Professor do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Econômico da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Coordenador do Núcleo de Economia Internacional e Desenvolvimento Econômico da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Terciane Sabadini Carvalho, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Doutora em Economia com ênfase em economia regional e urbana pelo Cedeplar (Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional) na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professora do Departamento de Economia e do Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Econômico - PPGDE  da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Downloads

Publicado

2022-11-22

Como Citar

Tonin, J. R., Bittencourt, M. V. L. ., & Carvalho, T. S. . (2022). POLÍTICA FISCAL NO SETOR DA AVIAÇÃO COMERCIAL BRASILEIRA: UMA ANÁLISE DE EQUILÍBRIO GERAL COMPUTÁVEL. Revista Paranaense De Desenvolvimento - RPD, 43(142). Recuperado de https://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/article/view/1223

Edição

Seção

Dossiê: Reestrututação Produtiva e Desenvolvimento Regional. Organizador: Prof. Julyerme Matheus Tonin