POLÍTICA FISCAL NO SETOR DA AVIAÇÃO COMERCIAL BRASILEIRA: UMA ANÁLISE DE EQUILÍBRIO GERAL COMPUTÁVEL
Resumo
O setor da aviação comercial desempenha um papel chave na economia. No Brasil, o setor foi afetado pela crise econômica e institucional após 2014. Com esse cenário, alguns Estados criaram políticas de incentivo fiscal visando fomentar a ampliação da malha aérea e o desenvolvimento econômico local. Assim, esse presente artigo tem o objetivo de examinar os impactos econômicos de alterações tributárias do Imposto ICMS sobre o querosene da aviação, nos Estados da Região Sul e Sudeste. Para simular as políticas tributárias foi utilizada a metodologia de equilíbrio geral computável, com a base teórica do Modelo The Enormous Regional Model (TERM). Como resultado, verificou-se que guerra fiscal foi benéfica para os Estados que aplicaram a redução das alíquotas do ICMS e que os resultados líquidos da isenção da tributação na aviação comercial do Brasil foram positivos, ou seja, nota-se que o desenvolvimento econômico gerado pela aplicação isenção fiscal foi maior que os efeitos negativos da redução da arrecadação do governo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) transfere todos os direitos autorais do artigo para a Revista Paranaense de Desenvolvimento, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à Revista.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após a sua publicação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
