Sistemas de engenharia e fluidez do capital: os impactos econômicos e sociais locais engendrados pela rodovia PRT-163
Palavras-chave:
fluidez do capital, impactos econômico e social, rodovia PRT-163Resumo
A rodovia PRT-163 passou a ligar os municípios paranaenses de Toledo e Marechal Cândido Rondon, função até então desempenhada pela PR-239, onde se localizam a sede do município de Quatro Pontes e os distritos de Novo Sarandi e Vila Nova, ligados à comarca de Toledo. Com o acabamento das obras da rodovia PRT-163, o trajeto entre Toledo e Marechal Cândido Rondon foi encurtado em cerca de 17 quilômetros. Por meio de levantamento de dados primários nos núcleos de Quatro Pontes, Novo Sarandi e Vila Nova, este artigo procura analisar se há ou não a possibilidade de ocorrer algum impacto econômico e social nesses centros em função da reorientação de boa parte do fluxo de veículos da PR-239 para a PRT-163. Concluiu-se que as perdas financeiras, resultantes da nova orientação do trânsito, serão mínimas e compensadas pelos ganhos de qualidade de vidaDownloads
Publicado
2011-08-16
Como Citar
Reolon, C. A., Souza, V. de, & Shikida, P. F. A. (2011). Sistemas de engenharia e fluidez do capital: os impactos econômicos e sociais locais engendrados pela rodovia PRT-163. Revista Paranaense De Desenvolvimento - RPD, (110), 113–126. Recuperado de https://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/article/view/125
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Artigos
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