ÁGUAS E SANEAMENTO BÁSICO: APONTAMENTOS SOBRE A EVOLUÇÃO FUTURA NO PARANÁ
Resumo
O Paraná é um estado geograficamente privilegiado em termos de recursos hídricos. Apesar disso, há uma crescente preocupação com o abastecimento da população, principalmente nos grandes centros urbanos. O crescimento populacional e econômico, bem como as demandas por recursos naturais, são distintos entre as cidades ao longo do estado, ocasionando desequilíbrios à oferta de água e de saneamento. O presente artigo busca levantar as projeções de demandas hídricas, já disponibilizadas por órgãos competentes no País, e identificar necessidades em saneamento, com o intuito de elencar possíveis gargalos ao desenvolvimento econômico de longo prazo. Para tanto, foi realizada uma pesquisa documental, além de uma breve revisão de literatura sobre o tema, destacando-se a leitura em que o crescimento da demanda hídrica seja considerado sob quatro âmbitos: humano, econômico, ecossistêmico e resiliência. O acesso à água é tido como condição essencial à manutenção da vida e das atividades produtivas. A poluição em potencial dos rios nas grandes cidades, em especial na Região Metropolitana de Curitiba, pode ser contornada com medidas eficientes e estudos estratégicos, como ressalta o Plano Estadual de Recursos Hídricos do Paraná. Relativamente ao saneamento, registre-se a permanência de atenção à rede coletora de esgoto, para a qual subsiste margem expressiva para índices mais próximos à universalização e que se acentuam em áreas do interior do Estado.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) transfere todos os direitos autorais do artigo para a Revista Paranaense de Desenvolvimento, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à Revista.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após a sua publicação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).