ÁGUAS E SANEAMENTO BÁSICO: APONTAMENTOS SOBRE A EVOLUÇÃO FUTURA NO PARANÁ

Autores

  • Mari Aparecida dos Santos Universidade Federal do Paraná - UFPR

Resumo

O Paraná é um estado geograficamente privilegiado em termos de recursos hídricos. Apesar disso, há uma crescente preocupação com o abastecimento da população, principalmente nos grandes centros urbanos. O crescimento populacional e econômico, bem como as demandas por recursos naturais, são distintos entre as cidades ao longo do estado, ocasionando desequilíbrios à oferta de água e de saneamento. O presente artigo busca levantar as projeções de demandas hídricas, já disponibilizadas por órgãos competentes no País, e identificar necessidades em saneamento, com o intuito de elencar possíveis gargalos ao desenvolvimento econômico de longo prazo. Para tanto, foi realizada uma pesquisa documental, além de uma breve revisão de literatura sobre o tema, destacando-se a leitura em que o crescimento da demanda hídrica seja considerado sob quatro âmbitos: humano, econômico, ecossistêmico e resiliência. O acesso à água é tido como condição essencial à manutenção da vida e das atividades produtivas. A poluição em potencial dos rios nas grandes cidades, em especial na Região Metropolitana de Curitiba, pode ser contornada com medidas eficientes e estudos estratégicos, como ressalta o Plano Estadual de Recursos Hídricos do Paraná. Relativamente ao saneamento, registre-se a permanência de atenção à rede coletora de esgoto, para a qual subsiste margem expressiva para índices mais próximos à universalização e que se acentuam em áreas do interior do Estado.

Biografia do Autor

Mari Aparecida dos Santos, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Doutora em Economia Aplicada pela Universidade de São Paulo (USP/ESALQ).  Professora Substituta da Universidade Federal do Paraná(UFPR). 

Downloads

Publicado

2023-02-03

Como Citar

dos Santos, M. A. (2023). ÁGUAS E SANEAMENTO BÁSICO: APONTAMENTOS SOBRE A EVOLUÇÃO FUTURA NO PARANÁ : . Revista Paranaense De Desenvolvimento - RPD, 43(143). Recuperado de https://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/article/view/1252