EXPERIÊNCIA VIVENCIADA POR TURISTAS NO FERVEDOURO DO CEIÇA, TOCANTINS (TO), BRASIL
Resumo
O objetivo do estudo foi identificar a experiência obtida pelo turista ao visitar o Fervedouro do Ceiça, principal atrativo do Parque Estadual do Jalapão (PEJ), localizado no estado de Tocantins, Brasil. No que diz respeito ao design da investigação, a pesquisa se caracteriza como exploratória, descritiva, de abordagem qualitativa e fundamentada em fontes de dados documentais. A interpretação dos dados foi realizada tomando-se os fundamentos da economia da experiência. Quanto aos dados, coletou-se o conjunto de comentários sobre o Fervedouro do Ceiça disponíveis na plataforma TripAdvisor, os quais foram processados utilizando-se ferramentas do software R. Após o processamento, foram obtidos 237 tetragramas (sequências de quatro palavras) que foram classificados conforme os domínios da experiência, que são: contemplação, evasão, entretenimento e aprendizagem. No recorte considerado, o entretenimento obteve 49% dos tetragramas, revelando que a maioria dos indivíduos obtêm uma participação passiva, se divertindo no local. O segundo domínio foi da aprendizagem com 23% dos tetragramas, evidenciando que ao usufruir do atrativo os turistas aprendem algo. Em virtude de ser um ambiente natural e pela própria estrutura dos fervedouros a paisagem chama atenção dos turistas, fazendo com que a contemplação obtivesse 18% dos tetragramas. Por fim, a evasão, ou o desprendimento emocional do indivíduo aparece em 10% dos tetragramas. Assim, entende-se que para promover uma experiência mais completa no atrativo Fervedouro do Ceiça, há necessidade de incrementar os domínios aprendizagem, estética e evasão, já que quase metade dos comentários indicam que o turista apenas se diverte no fervedouro (entretenimento).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) transfere todos os direitos autorais do artigo para a Revista Paranaense de Desenvolvimento, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à Revista.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após a sua publicação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).