ECONOMIA E RECURSOS NATURAIS NO PARANÁ: AS POTENCIALIDADES PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Autores

  • Francisco José Gouveia de Castro Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social - IPARDES

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar a situação dos principais recursos naturais e as suas potencialidades para o desenvolvimento econômico sustentável do Estado do Paraná, fundamentado na visão de que o meio ambiente é o principal provedor de recursos ao sistema econômico paranaense. Diante do peso que os setores intensivos em recursos naturais têm assumido na produção estadual, cabe levantar a seguinte pergunta de pesquisa: quais potencialidades para o desenvolvimento sustentável diante das condições ambientais adversas? O presente texto se justifica para instigar a discussão e subsidiar os agentes públicos na elaboração de planos de ações pensando no longo prazo com o objetivo de mitigar e buscar alternativas para o enfrentamento das limitações impostas por condições exógenas à atuação da esfera estadual. Para tal, são utilizadas metodologias que possibilitam a análise comparada entre o Paraná e as principais economias subnacionais brasileiras. O tipo de pesquisa é descritivo, com apoio documental e abordagem quantitativa. A título de conclusão, a potencialidade do estado estaria vinculada ao melhor aproveitamento da produção primária, com maior eficiência e produtividade vinculado à geração de energia limpa, contribuindo assim para minorar as externalidades negativas sobre o meio ambiente.

Biografia do Autor

Francisco José Gouveia de Castro, Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social - IPARDES

Economista e Mestre em Turismo pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Economista do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (IPARDES).

Downloads

Publicado

2023-07-26

Como Citar

Castro, F. J. G. de. (2023). ECONOMIA E RECURSOS NATURAIS NO PARANÁ: AS POTENCIALIDADES PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL. Revista Paranaense De Desenvolvimento - RPD, 44(144). Recuperado de https://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/article/view/1280

Edição

Seção

Artigos