ECONOMIA E RECURSOS NATURAIS NO PARANÁ: AS POTENCIALIDADES PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Resumen
O objetivo deste artigo é apresentar a situação dos principais recursos naturais e as suas potencialidades para o desenvolvimento econômico sustentável do Estado do Paraná, fundamentado na visão de que o meio ambiente é o principal provedor de recursos ao sistema econômico paranaense. Diante do peso que os setores intensivos em recursos naturais têm assumido na produção estadual, cabe levantar a seguinte pergunta de pesquisa: quais potencialidades para o desenvolvimento sustentável diante das condições ambientais adversas? O presente texto se justifica para instigar a discussão e subsidiar os agentes públicos na elaboração de planos de ações pensando no longo prazo com o objetivo de mitigar e buscar alternativas para o enfrentamento das limitações impostas por condições exógenas à atuação da esfera estadual. Para tal, são utilizadas metodologias que possibilitam a análise comparada entre o Paraná e as principais economias subnacionais brasileiras. O tipo de pesquisa é descritivo, com apoio documental e abordagem quantitativa. A título de conclusão, a potencialidade do estado estaria vinculada ao melhor aproveitamento da produção primária, com maior eficiência e produtividade vinculado à geração de energia limpa, contribuindo assim para minorar as externalidades negativas sobre o meio ambiente.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
O(s) autor(es) transfere todos os direitos autorais do artigo para a Revista Paranaense de Desenvolvimento, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à Revista.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após a sua publicação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
