GOVERNANÇA TERRITORIAL COMO POTENCIALIZADORA DAS AÇÕES DO TURISMO DE BASE COMUNITÁRIA PARA DESENVOLVIMENTO LOCAL SUSTENTÁVEL
Resumo
O Turismo de Base Comunitária (TBC) consiste em práticas de gestão do turismo que visam gerar protagonismo comunitário, enaltecer a cultura local e fomentar ações que preservem os atributos característicos de um lugar. Por conta disso, o TBC se alinha à proposta do Desenvolvimento Local Sustentável (DLS). Só que apesar dessa articulação, o alcance dos princípios do TBC tem sido dificultado pela falta de interação com outros atores locais. Dessa forma, acredita-se que esse gargalo poderia ser solucionado pela sua inserção na Governança Territorial (GT), que representa a gestão coletiva dos assuntos de um território. Com base nessa consideração, o presente trabalho objetivou compreender como os mecanismos de GT podem contribuir para o atingimento das intenções do TBC associadas ao DLS. Foi realizada uma revisão integrativa da literatura, utilizando para a interpretação dos dados a técnica análise de conteúdo temática. Os resultados do estudo indicaram que a GT potencializa o atingimento das pretensões do TBC face ao DLS: Dando um maior protagonismo decisório aos atores comunitários que realizam o TBC; Permitindo que o TBC paute, em espaços deliberativos, seus objetivos endógenos e sustentáveis; e Fazendo com que o TBC consiga o apoio de outros atores territoriais para promover seus intentos articulados ao DLS. Dessa forma, esta pesquisa avança no entendimento da capacidade da GT de impulsionar as ações do TBC, que é uma lacuna teórica. Ademais, o trabalho mostra a importância de promover o DLS pelo envolvimento de múltiplos agentes territoriais-locais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) transfere todos os direitos autorais do artigo para a Revista Paranaense de Desenvolvimento, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à Revista.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após a sua publicação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).