GOVERNANÇA TERRITORIAL COMO POTENCIALIZADORA DAS AÇÕES DO TURISMO DE BASE COMUNITÁRIA PARA DESENVOLVIMENTO LOCAL SUSTENTÁVEL

Autores

Resumo

O Turismo de Base Comunitária (TBC) consiste em práticas de gestão do turismo que visam gerar protagonismo comunitário, enaltecer a cultura local e fomentar ações que preservem os atributos característicos de um lugar. Por conta disso, o TBC se alinha à proposta do Desenvolvimento Local Sustentável (DLS). Só que apesar dessa articulação, o alcance dos princípios do TBC tem sido dificultado pela falta de interação com outros atores locais. Dessa forma, acredita-se que esse gargalo poderia ser solucionado pela sua inserção na Governança Territorial (GT), que representa a gestão coletiva dos assuntos de um território. Com base nessa consideração, o presente trabalho objetivou compreender como os mecanismos de GT podem contribuir para o atingimento das intenções do TBC associadas ao DLS. Foi realizada uma revisão integrativa da literatura, utilizando para a interpretação dos dados a técnica análise de conteúdo temática. Os resultados do estudo indicaram que a GT potencializa o atingimento das pretensões do TBC face ao DLS: Dando um maior protagonismo decisório aos atores comunitários que realizam o TBC; Permitindo que o TBC paute, em espaços deliberativos, seus objetivos endógenos e sustentáveis; e Fazendo com que o TBC consiga o apoio de outros atores territoriais para promover seus intentos articulados ao DLS. Dessa forma, esta pesquisa avança no entendimento da capacidade da GT de impulsionar as ações do TBC, que é uma lacuna teórica. Ademais, o trabalho mostra a importância de promover o DLS pelo envolvimento de múltiplos agentes territoriais-locais.

Biografia do Autor

Greiciane Miranda Pires, Universidade Federal de Viçosa - UFV

Graduanda em Administração na Universidade Federal de Viçosa, Minas Gerais, Brasil.

Thiago Chagas de Almeida, Universidade Federal de Viçosa - UFV

Mestre em Administração pela Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, Espírito Santo, Brasil. Doutorando em Administração na Universidade Federal de Viçosa, Minas Gerais, Brasil. Membro do Grupo de Pesquisa em Gestão e Desenvolvimento de Territórios Criativos, vinculado à Universidade Federal de Viçosa, Minas Gerais, Brasil. Graduado em Administração Pública pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro, Brasil.

Magnus Luiz Emmendoerfer, Universidade Federal de Viçosa - UFV

Doutor em Ciências Humanas: Sociologia e Políticas pela Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. Pós-Doutorado em Administração Pública, Turismo e Empreendedorismo pelas Universidades do Minho, Algarve e Évora, Portugal; e em Políticas Públicas pelas Universidades de Tilburg e Breda, Holanda. Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração Pública na Universidade Federal de Viçosa, Minas Gerais, Brasil; e do Programa de Pós-Graduação em Turismo e Patrimônio na Universidade Federal de Ouro Preto, Minas Gerais, Brasil. Líder do Grupo de Pesquisa em Gestão e Desenvolvimento de Territórios Criativos, vinculado à Universidade Federal de Viçosa, Minas Gerais, Brasil. Coordenador Geral da Cátedra UNESCO em Economia Criativa e Políticas Públicas.

Downloads

Publicado

2024-03-15

Como Citar

Miranda Pires, G., Chagas de Almeida, T., & Luiz Emmendoerfer, M. (2024). GOVERNANÇA TERRITORIAL COMO POTENCIALIZADORA DAS AÇÕES DO TURISMO DE BASE COMUNITÁRIA PARA DESENVOLVIMENTO LOCAL SUSTENTÁVEL. Revista Paranaense De Desenvolvimento - RPD, 44(145). Recuperado de https://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/article/view/1296

Edição

Seção

Dossiê: Planejamento Estratégico e Desenvolvimento Territorial - Org. Dr. Eliseu Raphael Venturi