ANÁLISE DO GEORREFERENCIAMENTO DE IMÓVEIS RURAIS (LEI 10.267/2001) NA REGIÃO SUDOESTE DO PARANÁ (2001 – 2022)
Resumo
Com o advento da Lei 10.267/2001 é crescente a busca pela regularização de imóveis rurais por meio de georreferenciamento, com vistas ao planejamento e gestão territorial. O objetivo principal da pesquisa é realizar uma análise detalhada do mercado de georreferenciamento atual no estado do paraná. Para isso, através da consulta as bases de dados públicas, foi realizado um inventário do perfil dos profissionais que atuam no estado, bem como, do percentual de imóveis já certificado por região, e investigou-se se há correlações com informações sociodemográficas de cada cidade. Dessa forma, este estudo prevê a confecção de um Sistema de Informação Geográfica - SIG, contento mapas e análises estatísticas pertinentes. Com isso, almejou-se, portanto, fornecer à comunidade técnica e acadêmica, um panorama detalhado do atual desenvolvimento desde mercado de trabalho, e assim, subsidiar o planejamento territorial rural e a tomada de decisão dos envolvidos no processo, sob a ótica do planejamento estratégico. Constatou-se que o número de profissionais atualmente é escasso na região de estudo, e que apenas 6,5% das áreas rurais do sudoeste do paraná está em conformidade com a Lei 10.267/2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) transfere todos os direitos autorais do artigo para a Revista Paranaense de Desenvolvimento, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à Revista.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após a sua publicação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).