ANÁLISE DO GEORREFERENCIAMENTO DE IMÓVEIS RURAIS (LEI 10.267/2001) NA REGIÃO SUDOESTE DO PARANÁ (2001 – 2022)

Autores

  • Henrique dos Santos Felipetto Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR
  • Daniel Carvalho Granemann Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR
  • Adão Robson Elias Universidade Tecnologica Federal do Paraná - UTFPR
  • Maria Fernanda De Faveri Marquesine Universidade Federal do Paraná - UFPR

Resumo

Com o advento da Lei 10.267/2001 é crescente a busca pela regularização de imóveis rurais por meio de georreferenciamento, com vistas ao planejamento e gestão territorial. O objetivo principal da pesquisa é realizar uma análise detalhada do mercado de georreferenciamento atual no estado do paraná. Para isso, através da consulta as bases de dados públicas, foi realizado um inventário do perfil dos profissionais que atuam no estado, bem como, do percentual de imóveis já certificado por região, e investigou-se se há correlações com informações sociodemográficas de cada cidade. Dessa forma, este estudo prevê a confecção de um Sistema de Informação Geográfica - SIG, contento mapas e análises estatísticas pertinentes. Com isso, almejou-se, portanto, fornecer à comunidade técnica e acadêmica, um panorama detalhado do atual desenvolvimento desde mercado de trabalho, e assim, subsidiar o planejamento territorial rural e a tomada de decisão dos envolvidos no processo, sob a ótica do planejamento estratégico. Constatou-se que o número de profissionais atualmente é escasso na região de estudo, e que apenas 6,5% das áreas rurais do sudoeste do paraná está em conformidade com a Lei 10.267/2001.

Biografia do Autor

Henrique dos Santos Felipetto, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Doutor em Engenharia Agrícola pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, Paraná, Brasil. Mestre em Engenharia Agrícola pela UNIOESTE, Cascavel, Paraná, Brasil. Professor Adjunto na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Pato Branco, Paraná, Brasil. Ganhador do XXVI Prêmio Jovem Cientista 2012 do CNPq 2º Lugar Categoria Estudante de Graduação.

Daniel Carvalho Granemann, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Doutor em Ciências Agrárias pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Pato Branco, Paraná, Brasil. Mestre em Ciências Geodésicas pela Universidade Federal do Paraná, Curitiba, Paraná, Brasil. Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, Paraná, Brasil. Graduado em Engenharia Cartográfica pela Universidade Federal do Paraná, Curitiba, Paraná, Brasil.

Adão Robson Elias, Universidade Tecnologica Federal do Paraná - UTFPR

Doutor em Agronomia com ênfase em Geoprocessamento e Agricultura de Precisão e Mestre em Ciências Cartográficas, ambos pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, respectivamente nos campus de Botucatu e Presidente Prudente, São Paulo, Brasil. Pós-doutorado, área de monitoramento remoto e navegação de deficientes visuais com auxílio de GPS, pela Universidade de Campinas, São Paulo, Brasil. Bacharelado e Licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Presidente Prudente, São Paulo, Brasil.

Maria Fernanda De Faveri Marquesine, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Graduanda em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Paraná, Curitiba, Paraná, Brasil. Técnica em Agrimensura pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Pato Branco, Paraná, Brasil. Estagiária em Desenvolvimento Imobiliário no Grupo Laguna, Curitiba, Paraná, Brasil.

Downloads

Publicado

2024-03-15

Como Citar

dos Santos Felipetto, H., Carvalho Granemann, D., Robson Elias, A., & De Faveri Marquesine, M. F. (2024). ANÁLISE DO GEORREFERENCIAMENTO DE IMÓVEIS RURAIS (LEI 10.267/2001) NA REGIÃO SUDOESTE DO PARANÁ (2001 – 2022). Revista Paranaense De Desenvolvimento - RPD, 44(145). Recuperado de https://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/article/view/1300

Edição

Seção

Dossiê: Planejamento Estratégico e Desenvolvimento Territorial - Org. Dr. Eliseu Raphael Venturi