SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL NO BRASIL E O ATIVO ESGB11 DE 2021 A 2023
Resumo
A sustentabilidade empresarial no Brasil pode ser medida por um índice que representa o envolvimento com os critérios de “Environmental, social and Governance” (ESG). O ativo financeiro, conhecido como índice ESG do Brasil une os princípios sustentáveis com o mercado de capitais. O ESGB11, cotado na Bolsa, Brasil, Balcão (B3), foi desenvolvido pela Dow Jones Índices (DJI). O propósito desse estudo é analisar se o volume, risco e o retorno do investimento em ESGB11 tem potencial de crescimento que nesse caso justificaria a causa ambiental intrínseca. Para tanto optou-se por desenvolver um modelo do tipo multifatorial sob a Teoria da Precificação por Abritragem (ATP), utilizou-se de “Long-short Term Memory” (LSTM) bidirecional multivariada para estimar e prever o índice para o período de 2021 a 2023. Os dados referentes aos dias úteis da B3 são extraídos do banco de dados aberto. Esse produto financeiro possibilita medir a redução de emissões dado o cumprimento dos critérios da DJI, no entanto, por uma análise de risco e retorno, se comportou sem potencial de crescimento. O volume de investimento não cresce ao longo de 2023 em comparação a 2021. As dez maiores ações subjacentes ao fundo reduziram o volume de investimento no índice. O retorno da cota caiu ao longo do período.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) transfere todos os direitos autorais do artigo para a Revista Paranaense de Desenvolvimento, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à Revista.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após a sua publicação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).