DETERMINANTS OF BANK SPREAD IN BRAZIL AND THE IMPACT OF THESE VARIABLES ON THE BRAZILIAN CREDIT MARKET BETWEEN 2000 AND 2020
Resumo
O presente trabalho tem por finalidade identificar os principais determinantes das taxas de spreads bancários observadas nas operações de crédito no Brasil entre os anos de 2000 a 2020. Para isso, estuda-se as variáveis que compõem o spread bancário e mostra-se como estas influenciam o custo de crédito para o Brasil. Na realização deste estudo, utiliza-se a metodologia de pesquisa bibliográfica e pesquisa descritiva e econométrica, comparando as taxas de spread e o mercado de crédito brasileiro com outras economias, e confrontando os estudos abordados com os achados deste trabalho. Constata-se que, no período analisado, o Brasil possui o maior spread bancário médio do mundo e que seu mercado de crédito é pouco desenvolvido. Verifica-se também que o risco de crédito, o risco de liquidez, o retorno médio sobre o ativo e a concentração de mercado são os principais fatores microeconômicos que determinam o spread no Brasil, enquanto o crescimento real do produto interno bruto e a taxa básica de juros são as variáveis macroeconômicas mais relevantes para a determinação das taxas de juros dos empréstimos. Por último, ao lançar luz sobre a pressão concorrencial exercida pelos bancos públicos, este trabalho espera contribuir para a inserção de tal variável na discussão econômica sobre o spread bancário brasileiro.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) transfere todos os direitos autorais do artigo para a Revista Paranaense de Desenvolvimento, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à Revista.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após a sua publicação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).