Avaliação em Organizações da Sociedade Civil

práticas, contradições e dilemas em um contexto brasileiro

Autores

  • Laerson Morais Silva Lopes Universidade Federal da Bahia - UFBA
  • Ariádne Scalfoni Rigo Universidade Federal da Bahia - UFBA
  • Armindo dos Santos de Sousa Teodósio Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC/MG

Resumo

O artigo analisa práticas de avaliação em organizações da sociedade civil na Região Metropolitana de Belo Horizonte, capital do estado de Minas Gerais, Brasil. Foram aplicados questionários e realizadas entrevistas com membros dessas organizações, e documentos foram coletados. Por meio da análise descritiva e de conteúdo das entrevistas e dos documentos, percebeu-se que é baixa a frequência na realização de avaliação e que as práticas avaliativas são voltadas para uma perspectiva quantitativa-financeira, sendo influenciadas pelas exigências de investidores e controladores. Os obstáculos principais estão relacionados com procedimentos operacionais e com o temor de que a avaliação revele falhas organizacionais. Como estímulos, destacam-se o uso da avaliação para legitimar as ações; a exigência de órgãos fiscalizadores; a necessidade de prestar contas; e a contribuição para identificar o que (não) funciona nas ações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Laerson Morais Silva Lopes, Universidade Federal da Bahia - UFBA

Doutor em Administração, Mestre em Contabilidade, Especialista em Gestão Contábil e Tributária, e Graduado em Ciências Contábeis, tudo pela Universidade Federal da Bahia, Salvador, Bahia, Brasil. Professor Adjunto na Faculdade de Ciências Contábeis da Universidade Federal da Bahia, Salvador, Bahia, Brasil. Aperfeiçoamento em Estágio Doutoral pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.

Ariádne Scalfoni Rigo, Universidade Federal da Bahia - UFBA

Doutora em Administração pela Universidade Federal da Bahia, Salvador, Bahia, Brasil; com período doutoral no Conservatoire Nationale des Arts et Métiers, Paris, França. Mestre em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco, Recife, Pernambuco, Brasil. Graduada em Administração de Cooperativas pela Universidade Federal de Viçosa, Minas Gerais, Brasil. Professora da Escola de Administração e do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal da Bahia, Salvador, Bahia, Brasil.

Armindo dos Santos de Sousa Teodósio, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC/MG

Doutor em Administração de Empresas pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas. Mestre em Ciências Sociais (Gestão de Cidades) pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. Bacharel em Economia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professor Adjunto IV do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. Coordenador do Núcleo de Pesquisas em Ética e Gestão Social (NUPEGS) do PPGA da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. Coordenador do Programa de Extensão Saberes e Inovações pela Sustentabilidade (SABIÁS) da Pro-Reitoria de Extensão (PROEX) da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.

Downloads

Publicado

2025-08-05

Como Citar

Morais Silva Lopes, L., Scalfoni Rigo, A., & dos Santos de Sousa Teodósio, A. (2025). Avaliação em Organizações da Sociedade Civil: práticas, contradições e dilemas em um contexto brasileiro. Revista Paranaense De Desenvolvimento - RPD, 46(148). Recuperado de https://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/article/view/1369