EVALUTION IN CIVIL SOCIETY ORGANIZATIONS:
PRACTICES, CONTRADICTIONS AND DILEMMAS IN A BRAZILIAN CONTEXT
Abstract
O artigo analisa práticas de avaliação em organizações da sociedade civil na Região Metropolitana de Belo Horizonte, capital do estado de Minas Gerais, Brasil. Foram aplicados questionários e realizadas entrevistas com membros dessas organizações, e documentos foram coletados. Por meio da análise descritiva e de conteúdo das entrevistas e dos documentos, percebeu-se que é baixa a frequência na realização de avaliação e que as práticas avaliativas são voltadas para uma perspectiva quantitativa-financeira, sendo influenciadas pelas exigências de investidores e controladores. Os obstáculos principais estão relacionados com procedimentos operacionais e com o temor de que a avaliação revele falhas organizacionais. Como estímulos, destacam-se o uso da avaliação para legitimar as ações; a exigência de órgãos fiscalizadores; a necessidade de prestar contas; e a contribuição para identificar o que (não) funciona nas ações.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
O(s) autor(es) transfere todos os direitos autorais do artigo para a Revista Paranaense de Desenvolvimento, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à Revista.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após a sua publicação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
