A metamorfose de São Paulo: o anúncio de um novo mundo de aglomerações difusas
Palavras-chave:
Metrópole, Cidade-região, Rede, Escala, São PauloResumo
O processo de metropolização do espaço se constitui no eixo norteador da atual metamorfose metropolitana. Esse processo deve ser entendido como uma fase superior da urbanização. Particularmente, no caso de São Paulo, o processo de metropolização guarda íntima relação com o processo de desconcentração industrial que expandiu e intensificou a industrialização do entorno metropolitano e, ao mesmo tempo, reafirmou a primazia de seu núcleo: a cidade de São Paulo, centro, por excelência, da gestão do capital. Essa expansão metropolitana só foi possível devido ao desenvolvimento das redes de circulação e das redes imateriais de informação e comunicação que possibilitaram a integração, não só da produção industrial, mas também de suas atividades complementares. Para se compreender a atual metamorfose metropolitana, que conforma um imenso território de aglomerações difusas, é necessário analisar a relação espaço-tempo não só no âmbito da escala territorial, como é tradição na análise urbana, mas também considerar a escala topológica, relativa à lógica das redes imateriais, que redimensiona a noção de proximidade e distância.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) transfere todos os direitos autorais do artigo para a Revista Paranaense de Desenvolvimento, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à Revista.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após a sua publicação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).