A metamorfose de São Paulo: o anúncio de um novo mundo de aglomerações difusas

Autores

  • Sandra Lencioni Universidade de São Paulo (USP) Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, Departamento de Geografia.

Palavras-chave:

Metrópole, Cidade-região, Rede, Escala, São Paulo

Resumo

O processo de metropolização do espaço se constitui no eixo norteador da atual metamorfose metropolitana. Esse processo deve ser entendido como uma fase superior da urbanização. Particularmente, no caso de São Paulo, o processo de metropolização guarda íntima relação com o processo de desconcentração industrial que expandiu e intensificou a industrialização do entorno metropolitano e, ao mesmo tempo, reafirmou a primazia de seu núcleo: a cidade de São Paulo, centro, por excelência, da gestão do capital. Essa expansão metropolitana só foi possível devido ao desenvolvimento das redes de circulação e das redes imateriais de informação e comunicação que possibilitaram a integração, não só da produção industrial, mas também de suas atividades complementares. Para se compreender a atual metamorfose metropolitana, que conforma um imenso território de aglomerações difusas, é necessário analisar a relação espaço-tempo não só no âmbito da escala territorial, como é tradição na análise urbana, mas também considerar a escala topológica, relativa à lógica das redes imateriais, que redimensiona a noção de proximidade e distância.

Biografia do Autor

Sandra Lencioni, Universidade de São Paulo (USP) Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, Departamento de Geografia.

Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Departamento de Geografia

Professora Titular

Professora Titular do Departamento de Geografia, defendeu tese de livre-docência em 1997, tendo desenvolvido seu pós-doutorado em 1992, na Universidade de Paris I (Pantheon-Sorbonne). Possui Bachalerado em Geografia pela Universidade de São Paulo, (1975) e Licenciatura em Geografia, também pela mesma universidade e ano. O mestrado e o doutorado são em Geografia (Geografia Humana), sendo o primeiro título de 1985 e , o segundo, de 1991, ambos obtidos na Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Regional, atuando principalmente nos seguintes temas: teoria da região, metrópole, indústria e São Paulo.

Downloads

Publicado

2012-02-14

Como Citar

Lencioni, S. (2012). A metamorfose de São Paulo: o anúncio de um novo mundo de aglomerações difusas. Revista Paranaense De Desenvolvimento - RPD, (120), 133–148. Recuperado de https://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/article/view/176

Edição

Seção

Dossiê: Planejamento e Gestão Urbana e Regional - Parte 2 - Organização: Rosa Moura