Tendências e desafios do emprego rural no Paraná

Autores

  • Maria Salete Zanchet Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social - IPARDES

Palavras-chave:

Emprego rural, mercado de trabalho agrícola, formalização do trabalho rural

Resumo

Este artigo tem como objetivo principal dimensionar o mercado de trabalho agrícola no Paraná, com destaque para o crescimento do emprego rural. As bases de dados selecionadas para análise são o Censo Agropecuário 2006 e os registros administrativos do Ministério do Trabalho e Emprego, relativos ao triênio 2007/2009. Ao apresentar as estatísticas destas duas fontes de dados, é possível evidenciar movimento distinto entre número de pessoas ocupadas e número de empregados na agropecuária paranaense. Prossegue a tendência decrescente de pessoal ocupado na agropecuária, iniciada com o advento da modernização agrícola e, em movimento contrário, cresce a formalização do trabalho rural, com aumento do emprego permanente e temporário.

Biografia do Autor

Maria Salete Zanchet, Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social - IPARDES

Graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Mestrado em Economia Agrária pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ) (1990). Engenheira Agrônoma do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social - IPARDES, Coordenadora do Núcleo de Socioeconomia Rural.

Downloads

Publicado

2012-02-09

Como Citar

Zanchet, M. S. (2012). Tendências e desafios do emprego rural no Paraná. Revista Paranaense De Desenvolvimento - RPD, (118), 159–173. Recuperado de https://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/article/view/204

Edição

Seção

Artigos