Cooperativas agropecuárias no norte do Paraná: crescimento e capitalização da Valcoop e da Corol no período 1970-98

Autores

  • Maria Eduvirge Marandola Centro Universitário Filadélfia - Unifili
  • Antonio Carlos Lugnani Universidade Estaudal de Maringá - UEM

Palavras-chave:

Agroindústria, Inovações tecnológicas, Políticas institucionais

Resumo

Este artigo discute as transformações ocorridas no cooperativismo agropecuário do norte do Paraná, no período 1970-98, por meio da análise do processo de capitalização e crescimento de duas cooperativas originárias da economia cafeeira. Os resultados encontrados revelaram que essas cooperativas tiveram dois momentos: o primeiro, marcado por transformações internas profundas – crescimento estrutural, crescimento de capital próprio e resultados operacionais positivos; o segundo, caracterizado por crescimento estrutural inexpressivo, esgota-mento da capacidade de gerar sobras e dificuldades de autosustentar-se. A partir desse segundo momento, observaram-se mudanças no ambiente, trazendo uma nova realidade para o setor.

Biografia do Autor

Maria Eduvirge Marandola, Centro Universitário Filadélfia - Unifili

Professora do Centro Universitário Filadélfia (Unifili), Londrina.

Antonio Carlos Lugnani, Universidade Estaudal de Maringá - UEM

Doutor em História Econômica pela Universidade de São Paulo (USP), professor titular do Departamenteo de Economia e do Curso de Mestrado em Economia da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Downloads

Publicado

2011-09-22

Como Citar

Marandola, M. E., & Lugnani, A. C. (2011). Cooperativas agropecuárias no norte do Paraná: crescimento e capitalização da Valcoop e da Corol no período 1970-98. Revista Paranaense De Desenvolvimento - RPD, (101), 53–70. Recuperado de https://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/article/view/218

Edição

Seção

Artigos