Mudanças em curso no ensino público do Paraná

Autores

  • Maria Luiza M S Marques Dias Pesquisadora do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social - IPARDES

Palavras-chave:

Educação, Escolarização, Municipalização, Financiamento

Resumo

Depois de vivenciar profundas transformações em sua base produtiva e no comportamento de sua população nos anos 70 e 80, o Paraná experimentou nos anos 90 intenso processo de mudanças na educação pública. Essas mudanças atingiram os ensinos fundamental e médio, causando impacto significativo na cobertura alcançada por esse serviço público, ao garantir acesso não apenas às crianças e jovens em idade escolar, mas também à população adulta subescolarizada. A expansão das matrículas e os indicadores de escolarização são diferentes facetas assumidas pela ampliação desses serviços, que foi acompanhada pela melhoria de seus resultados. Na base desse desempenho estão a adoção de estratégias pedagógicas voltadas à correção do fluxo escolar e o combate à “cultura da repetência”, aliados a políticas deliberadas de divisão de responsabilidade entre Estado e municípios, bem como à garantia de um movimento constante de recursos financeiros para o setor. Este artigo apresenta, em linhas gerais, os aspectos mais significativos desse processo de mudanças.

Biografia do Autor

Maria Luiza M S Marques Dias, Pesquisadora do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social - IPARDES

Economista, mestre em Teoria Econômica pelo Instituo de Pesquisas Econômicas da Universidade de São Paulo - USP

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Publicado

2011-10-05

Como Citar

Marques Dias, M. L. M. S. (2011). Mudanças em curso no ensino público do Paraná. Revista Paranaense De Desenvolvimento - RPD, (98), 45–65. Recuperado de https://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/article/view/252

Edição

Seção

Artigos