Movimento migratório no Paraná (1986-91 e 1991-96): origens distintas e destinos convergentes
Palavras-chave:
Migração, Espacialidades de esvaziamento e de concentração, Aglomeração urbanaResumo
Os efeitos da migração na dimensão da população do Paraná vêm diminuindo acentuadamente nos últimos anos. Contudo, cresce sua relevância pelos efeitos na distribuição espacial interna, que caminha para a formação de extensas áreas de esvaziamento em oposição a poucos pontos de elevada concentração. Este artigo detalha os deslocamentos inter e intra-estaduais e intramesorregionais em curso nos períodos 1986-91 e 1991-96 nas diversas regiões do Estado, e, a partir de seu dimensionamento e direção, identifica processos importantes decorrentes da dinâmica migratória recente. Tais processos se conformam a partir do esgotamento das oportunidades no mercado de trabalho nacional com a diminuição substancial dos deslocamentos em direção a outros estados. Permanece um movimento de trocas intensas no interior do Paraná com forte predominância dos fluxos em direção ao urbano, tendo como vetor dominante a aglomeração metropolitana.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2011-10-14
Como Citar
Kleinke, M. de L. U., Deschamps, M. V., & Moura, R. (2011). Movimento migratório no Paraná (1986-91 e 1991-96): origens distintas e destinos convergentes. Revista Paranaense De Desenvolvimento - RPD, (95), 27–50. Recuperado de https://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/article/view/270
Edição
Seção
Artigos
Licença
O(s) autor(es) transfere todos os direitos autorais do artigo para a Revista Paranaense de Desenvolvimento, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à Revista.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após a sua publicação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
