A redução do trabalho agrícola no Paraná
Palavras-chave:
Ocupação agrícola, Êxodo rural, Mercado de trabalho, Desenvolvimento regionalResumo
O artigo analisa a evolução da ocupação agrícola no Estado do Paraná no período 1985-1995, procurando identificar os fatores que aí incidem e algumas conseqüências desse processo, como o crescente esvaziamento populacional naqueles municípios cujo mercado de trabalho é fortemente dependente das atividades agrícolas. Destaca-se que a intensa redução da ocupação agrícola e os processos migratórios que lhe estão associados vêm ocorrendo num contexto de baixo dinamismo do mercado de trabalho urbano e de mudanças estruturais deste, ocasionando o aumento de barreiras à inserção produtiva da mão-deobra liberada do campo. Chama-se atenção para a necessidade de se articular novas políticas de desenvolvimento regional, que contemplem a manutenção e definição de alternativas de ocupação ao contingente de trabalhadores rurais que ainda permanece no campo.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2011-10-14
Como Citar
Libardi, D., & Delgado, P. (2011). A redução do trabalho agrícola no Paraná. Revista Paranaense De Desenvolvimento - RPD, (95), 51–59. Recuperado de https://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/article/view/271
Edição
Seção
Artigos
Licença
O(s) autor(es) transfere todos os direitos autorais do artigo para a Revista Paranaense de Desenvolvimento, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à Revista.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após a sua publicação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
