A redução do trabalho agrícola no Paraná

Autores

  • Diócles Libardi Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social - IPARDES
  • Paulo Delgado IPARDES

Palavras-chave:

Ocupação agrícola, Êxodo rural, Mercado de trabalho, Desenvolvimento regional

Resumo

O artigo analisa a evolução da ocupação agrícola no Estado do Paraná no período 1985-1995, procurando identificar os fatores que aí incidem e algumas conseqüências desse processo, como o crescente esvaziamento populacional naqueles municípios cujo mercado de trabalho é fortemente dependente das atividades agrícolas. Destaca-se que a intensa redução da ocupação agrícola e os processos migratórios que lhe estão associados vêm ocorrendo num contexto de baixo dinamismo do mercado de trabalho urbano e de mudanças estruturais deste, ocasionando o aumento de barreiras à inserção produtiva da mão-deobra liberada do campo. Chama-se atenção para a necessidade de se articular novas políticas de desenvolvimento regional, que contemplem a manutenção e definição de alternativas de ocupação ao contingente de trabalhadores rurais que ainda permanece no campo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diócles Libardi, Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social - IPARDES

Veterinário, com especialização em Economia Rural pela Universidade Federal da Paraíba, Coordenador do Núcleo de Avaliação de Projetos do IPARDES.

Paulo Delgado, IPARDES

Sociólogo, doutorando em Meio Ambiente e Desenvolvimento pela Universidade Federal do PAraá, Coordenador do Núcleo de Estudos Sociais do IPARDES.

Downloads

Publicado

2011-10-14

Como Citar

Libardi, D., & Delgado, P. (2011). A redução do trabalho agrícola no Paraná. Revista Paranaense De Desenvolvimento - RPD, (95), 51–59. Recuperado de https://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/article/view/271

Edição

Seção

Artigos