Santiago, competitividade na rede mundial de cidades: elementos para uma análise crítica

Autores

  • Carlos A. de Mattos Pontificía Universidad Católica de Chile - PUC. Revista Latinoamericana de Estudios Urbanos Regionales - Eure.

Palavras-chave:

Competitividade urbana, Gestão urbana, Medição da competitividade, Rede mundial de cidades

Resumo

Com a dinâmica econômica globalizada, a competitividade, pautada no  aumento da atratividade dos lugares, converteu-se em um instrumento estratégico para impulsionar o crescimento econômico de países, regiões, cidades e empresas; evidentemente, trata-se de uma nova maneira de encarar a gestão. Uma nova geografia, estruturada em torno de uma rede mundial de cidades transfronteriças se impôs nesse contexto. Neste artigo, a partir da análise de Santiago, procura-se responder: Quais são os condicionantes básicos da competitividade de um lugar ou cidade, determinada pela competitividade de seu respectivo âmbito nacional? Como se localiza Santiago nesta dinâmica? Para isso, o artigo revisa dois estudos da competitividade urbana de cobertura mundial que a incluíram na lista de cidades a avaliar: os realizados por Master Card e por Mercer Human Resource Consulting. Analisam-se as dimensões da atratividade das cidades como lugares para realização de negócios e a qualidade de vida que cada uma delas pode oferecer a trabalhadores globais que devem expatriar-se em função das estratégias de expansão territorial das empresas das que são funcionários. À luz das análises, é possível propor algumas conclusões de caráter geral sobre os alcances e limitações das estratégias e políticas de competitividade urbana, e se coloca em discusão certos aspectos relacionados com a situação, os alcances e as perspectivas de Santiago no âmbito da competitividade entre cidades, tratando ao mesmo tempo de mostrar alguns dos impactos que os avanços realizados nesta direção tiveram nesta aglomeração urbana.

Biografia do Autor

Carlos A. de Mattos, Pontificía Universidad Católica de Chile - PUC. Revista Latinoamericana de Estudios Urbanos Regionales - Eure.

Arquiteto, especialista em Planejamento Econômico pelo Instituto Lationamericano de Planificación Económica y Social - Ilpes. Professor investigador do Instituto Urbanos y Territoriales da PUC

Downloads

Publicado

2012-02-14

Como Citar

de Mattos, C. A. (2012). Santiago, competitividade na rede mundial de cidades: elementos para uma análise crítica. Revista Paranaense De Desenvolvimento - RPD, (120), 113–132. Recuperado de https://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/article/view/278

Edição

Seção

Dossiê: Planejamento e Gestão Urbana e Regional - Parte 2 - Organização: Rosa Moura