A ocupação urbana em Almirante Tamandaré - RMC: um desafio à sustentabilidade

Autores

  • Maria Luiza Malucelli Araújo Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba - COMEC

Palavras-chave:

Ocupação urbana, Uso do solo, Mananciais

Resumo

O processo de ocupação urbana no município de Almirante Tamandaré está relacionado com o crescimento de Curitiba, capital do Estado do Paraná. Os principais problemas dizem respeito ao crescimento urbano, à mineração e à exploração de água, em um contexto de formação cárstica e de altas declividades, sendo que estes conflitos expõem uma contradição entre as atividades humanas, o rebatimento que estas projetam sobre o território e a capacidade do meio físico em dar suporte e, ao mesmo tempo, impor limitações a essas atividades. Nesse sentido, o presente artigo trata da cidade e de suas limitações à expansão, sob um enfoque que remete ao conceito de sustentabilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Luiza Malucelli Araújo, Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba - COMEC

Arquiteta Urbanista, especialista em Arquitetura Bioambiental pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR. Especialista em Gestão Técnica do Meio Urbano pela PUCPR. Mestre em Geografia pela UFPR.

Downloads

Publicado

2011-10-24

Como Citar

Araújo, M. L. M. (2011). A ocupação urbana em Almirante Tamandaré - RMC: um desafio à sustentabilidade. Revista Paranaense De Desenvolvimento - RPD, (116), 101–116. Recuperado de https://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/article/view/319

Edição

Seção

Artigos