A ocupação urbana em Almirante Tamandaré - RMC: um desafio à sustentabilidade
Palavras-chave:
Ocupação urbana, Uso do solo, MananciaisResumo
O processo de ocupação urbana no município de Almirante Tamandaré está relacionado com o crescimento de Curitiba, capital do Estado do Paraná. Os principais problemas dizem respeito ao crescimento urbano, à mineração e à exploração de água, em um contexto de formação cárstica e de altas declividades, sendo que estes conflitos expõem uma contradição entre as atividades humanas, o rebatimento que estas projetam sobre o território e a capacidade do meio físico em dar suporte e, ao mesmo tempo, impor limitações a essas atividades. Nesse sentido, o presente artigo trata da cidade e de suas limitações à expansão, sob um enfoque que remete ao conceito de sustentabilidade.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2011-10-24
Como Citar
Araújo, M. L. M. (2011). A ocupação urbana em Almirante Tamandaré - RMC: um desafio à sustentabilidade. Revista Paranaense De Desenvolvimento - RPD, (116), 101–116. Recuperado de https://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/article/view/319
Edição
Seção
Artigos
Licença
O(s) autor(es) transfere todos os direitos autorais do artigo para a Revista Paranaense de Desenvolvimento, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à Revista.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após a sua publicação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
